Por Viviane Freitas | 10 maio, 2021 - 11:13
A falta de chuvas significativas já afetam o maior e principal rio do bioma pantaneiro: O rio Paraguai. O nível do rio que começou a baixar antes do esperado, além dos impactos da natureza pode afetar também o escoamento de minério. O ultimo ano de cheia no Pantanal foi em 2019, o nível do rio Paraguai nesta época do ano estava perto dos 3 metros de altura. Atualmente o nível do rio é de 1,74 cm.
Pelo segundo ano consecutivo, o pantanal não terá cheia. Com o fio do período chuvoso, o nível do rio Paraguai começou a baixar 4 meses antes do normal. Desde fevereiro o índice de chuva está menor do que a média esperada para o período.
“Estamos no final do período chuvoso, toda a chuva que tinha que cair na bacia já caiu, entrando no período da estiagem não significa que não chova, mas chove muito menos do que no período chuvoso, com isso os rios já estão descendo e com a falta de chuva eles devem alcançar níveis bem baixos, muito provavelmente níveis negativos novamente”, comenta o pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Padovani.
Além do impacto ambiental, a navegação pode ficar paralisada, os barcos de turismo até hoje não conseguem ancorar cais do porto de corumbá. Já a exportação de minério, pode ser prejudicada mais uma vez com o nível baixo do rio, pois as grandes barcaças não conseguem escoar a produção.
Em 2020 o setor interrompeu a navegação e toda a produção passou a ser transportadas por caminhões de forma emergencial. A recomendação do Governo Estadual de Mato Grosso do Sul é que as empresas antecipem as operações.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções