Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pesque e solte está liberado nos rios Paraná e Paraguai em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Pesque e solte está liberado nos rios Paraná e Paraguai em MS

A pesca só pode ser feita nas calhas dos rios; o pescador não pode entrar nas baías, lagos e lagoas marginais, banhados e outros cursos d'água

Por Viviane Freitas | 1 fevereiro, 2024 - 10:35

Divulgação/ Portal MS

A partir de hoje, 1º de fevereiro, a prática do “pesque e solte” amador está liberada nas calhas dos rios Paraguai e Paraná. Esta modalidade atrai turistas de várias regiões do país para Mato Grosso do Sul, e no Pantanal, a expectativa é de um aumento de 30% no movimento em relação ao ano passado.

Durante praticamente todo o mês de fevereiro, somente o “pesque e solte” é permitido no estado. Os pescadores podem fisgar o peixe usando anzóis lisos (sem farpas) e devolvê-los imediatamente à água para garantir sua sobrevivência.

É importante destacar que, durante este período, nenhum peixe pode ser retirado do rio devido à piracema, que vai até o dia 28 de fevereiro. O descumprimento da legislação pode resultar em prisão em flagrante, apreensão de todo o material de pesca e multa.

Além disso, é fundamental observar que a pesca só é permitida nas calhas dos rios Paraná e Paraguai. Os pescadores não podem entrar em baías, lagos, lagoas marginais, banhados e outros cursos d’água que tenham conexão com esses rios.

Na região leste de Mato Grosso do Sul, o rio Paraná faz divisa com São Paulo. Em cidades como Três Lagoas, este período é aguardado com grande expectativa pelos comerciantes, já que o turismo de pesca tende a aumentar significativamente.

Júlio Roberto da Silva, presidente da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, ressalta a importância socioeconômica dessa atividade para o município. Ele destaca que a liberação do “pesque e solte” no rio Paraná atrai muitos turistas, gerando um fluxo econômico positivo para a região.

Por outro lado, o rio Paraguai banha o Pantanal sul-mato-grossense. Em Corumbá, a expectativa é de que o número de turistas cresça 30% em comparação ao ano passado. Em 2023, cerca de 924 embarcações partiram do Porto Geral, totalizando 9.500 visitantes. Considerando também os turistas que ficaram em pousadas da região, o número chega a 20 mil visitantes.

Mais Notícias
Esportes

Costa Rica contrata Alan George para sequência do Campeonato Brasileiro

17 maio, 2024

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções