Por Viviane Freitas | 29 setembro, 2022 - 10:06
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, junto com a comissão de transparência eleitoral, se reuniram para discutir sobre alguns temas relacionados às eleições. Dentre os temas, estão o uso da camisa da Seleção Brasileira de futebol pelos mesários durante o pleito e o fechamento de clubes de tiros.
As sugestões sobre o uso da camisa da Seleção são devido ao fato delas terem se tornado “símbolo” da campanha de Jair Bolsonaro (PL) em manifestações. Já os clubes de tiro, seriam fechados a partir desta sexta-feira (30/09) e só voltariam a funcionar na terça-feira (04/10), visando inibir o acesso a armas de fogo durante o pleito.
TRE esclarece uso de camisas com cor ou inscrição de candidatos
No início de agosto de 2022, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) publicou uma notícia sobre algumas mensagens de texto divulgadas em aplicativos alegando que os eleitores não deveriam ir votar com camisetas amarelas ou qualquer outra cor que identifiquem os candidatos sob o risco de terem seus votos anulados.
“Não vá votar com camiseta amarela ou de outra cor qualquer que possa identificar, pois logo que você votar os mesários podem colocar o n° do lado da sua assinatura de quem votou e assim anular o voto”, diz o texto.
O Tribunal esclarece que essa informação é incorreta e destaca que “é permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de camisetas”.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções