Por João Paulo Ferreira | 13 agosto, 2024 - 10:49
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), está oferecendo consultas veterinárias gratuitas à população, disponíveis em dias específicos da semana. O atendimento é realizado tanto na unidade central quanto em um consultório móvel que circula por diferentes bairros da capital.
As consultas na unidade fixa da Subea ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e mais 15 à tarde, a partir das 13h. Para receber atendimento, os tutores devem apresentar um documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.
Além da unidade central, a Subea também conta com um ônibus adaptado, que funciona como consultório móvel e oferece atendimento em diferentes regiões de Campo Grande. Durante o mês de agosto, o ônibus estará em três locais: no Parque Ayrton Senna, entre os dias 12 e 16; no Cras Tiradentes, de 19 a 23; e no Cras Itamaracá, de 26 a 30. Em cada local, são distribuídas 10 senhas por período, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 15h.
O consultório móvel oferece serviços variados, incluindo consulta veterinária, vacinação, vermifugação, aplicação de carrapaticida, microchipagem e avaliação para castração.
Caso raro de hermafroditismo canino chama a atenção na Subea
Um fato inusitado ocorreu durante um atendimento na Subea, quando um cachorro chamado Branquinho foi levado para uma consulta de rotina. O animal, que apresentava um quadro de emagrecimento sem causa aparente, foi diagnosticado como hermafrodita, condição rara em cães, caracterizada pela presença de características reprodutivas tanto masculinas quanto femininas.
A descoberta foi feita após a realização de um exame de ultrassom, que revelou a existência de um corpo uterino e ductos reprodutores masculinos em Branquinho. A veterinária Gisele Tavares, responsável pelo caso, destacou que a condição genética do animal não está relacionada ao quadro de emagrecimento, mas ressaltou a necessidade de uma cirurgia para retirada de toda a parte reprodutora interna, a fim de garantir o bem-estar do cão.
Branquinho foi encaminhado para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para exames complementares e a realização da cirurgia, todos os procedimentos serão realizados gratuitamente, em parceria com a prefeitura. Antes da cirurgia, o cão precisa tratar um quadro de anemia.
A condição de hermafroditismo pode gerar complicações hormonais e problemas no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos, sendo a cirurgia fundamental para evitar maiores complicações.
Para mais informações sobre o atendimento da Subea, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 2020-3969.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções