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Procon faz audiência com clientes lesados pela 123 Milhas em MS

Somente nesta segunda-feira (23), 41 pessoas participaram de audiências de conciliação em Campo Grande

Por Viviane Freitas | 24 outubro, 2023 - 8:20

Divulgação

O Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) montou uma força-tarefa para apoiar os consumidores afetados pela empresa 123 Milhas. Somente nesta segunda-feira (23), 41 pessoas participaram de audiências de conciliação em Campo Grande.

A ação tornou-se necessária após a agência de viagens anunciar a suspensão de pacotes e emissão de passagens promocionais com embarque previsto entre setembro e dezembro de 2023, alegando “circunstâncias de mercado adversas”. Em agosto deste ano, a empresa prometeu reembolsar integralmente o valor pago pelas passagens promocionais, mas por meio de vouchers com correção monetária “acima da inflação e dos juros de mercado”.

Desde então, os passageiros têm buscado orientações sobre como resolver a situação, levando à formação da força-tarefa do Procon.

Um dos consumidores afetados, o servidor público Rossini Arashiro Taira, de 46 anos, compartilhou sua experiência durante uma das audiências de segunda-feira. Ele adquiriu seis passagens para Porto Seguro, na Bahia, confiando na promoção. A viagem estava programada para novembro e representaria a primeira vez que seus filhos, de 2 e 5 anos, veriam o mar. Taira comentou: “Eu esperava alguma proposta, mas a empresa apenas informou que está em recuperação judicial. De qualquer forma, essa resposta já é um elemento adicional para uma ação judicial”.

A fisioterapeuta Luana Catelan, de 36 anos, descobriu o cancelamento de sua viagem por meio do hotel, um resort no Nordeste. Ela procurou o Procon em busca de informações, relatando: “Eles não forneciam informações, e estou aguardando o cartão de crédito cancelar as parcelas do pacote”.

Em resposta ao Procon-MS, a 123 Milhas afirmou que “os pagamentos aos credores/consumidores dependem do plano de recuperação judicial”.

O Procon oferece orientações aos consumidores afetados, sugerindo que inicialmente busquem informações com a empresa contratada para esclarecer a situação específica. Caso não obtenham uma resposta satisfatória, devem procurar o Procon para receber orientações sobre como proceder.

Recomenda-se que os consumidores mantenham todos os registros de comunicações com a empresa e os documentos relacionados à contratação do serviço para embasar suas reclamações.

As reclamações podem ser feitas pela plataforma online do Procon-MS, por meio do aplicativo “Consumidor.gov.br”, ou pessoalmente na agência de Campo Grande (MS), situada na rua 13 de Junho, nº 930, no Centro. Além disso, orientações estão disponíveis pelo Disque Denúncia no número 151.

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