Por Viviane Freitas | 11 abril, 2022 - 10:38
A regra que obriga as empresas de telemarketing a usarem números de telefone móvel com prefixo 0303 entrou em vigor há um mês, mas teve pouca adesão até agora. Somente 324 códigos já cadastrados na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foram ativados.
O objetivo da norma é permitir que consumidores identifiquem a chamada e, assim, possam decidir se querem atendê-la, reduzindo, assim, o número de ligações indesejadas.
O uso do prefixo tornou-se obrigatório no dia 10 de março, porém, as empresas que usam telefones fixos têm até 8 de junho para se adequar à regra.
Conforme a Gerência de Certificação e Numeração da Anatel, existe a percepção de que as empresas estão empenhadas em implantar a regra, mas que a fase de implementação do código não geográfico ainda está em andamento.
A maior parte dos serviços de telemarketing ativo é oferecida pelas plataformas de telefonia fixa, cujo prazo para migração termina daqui a quase dois meses. A Anatel não têm dados que permitam verificar se, com a obrigação de ativar o código para os serviços de telefonia móvel, mais empresas de call center começaram a usar a telefonia fixa para ganhar tempo antes de se ajustar à mudança.
Ainda segundo a Gerência, além de não saber avaliar se as empresas de call center intensificaram as chamadas de telefones fixos, a Anatel também ainda não tem condições de precisar quantas combinações numéricas iniciadas por 0303 serão necessárias para acomodar todos os telefones dedicados ao telemarketing ativo, depois que a identificação se tornar obrigatória também para as chamadas oriundas da rede fixa.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções