Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Sancionada lei que dá a Campo Grande o título de Capital Nacional do Chamamé - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Sancionada lei que dá a Campo Grande o título de Capital Nacional do Chamamé

Projeto de Lei foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União

Por Viviane Freitas | 29 março, 2022 - 8:52


Projeto de Lei foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da UniãoCampo Grande acaba de receber o título de “Capital do Chamamé”. O ritmo, que está enraizado na cultura sul-mato-grossense e há anos movimenta vários segmentos, já faz parte até mesmo do calendário de eventos artísticos da cidade e, recentemente, foi declarado bem imaterial de Mato Grosso do Sul.

O Projeto de Lei que reconhece a capital de MS como a cidade do estilo musical foi sansacionado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (28), conforme publicação no Diário Oficial da União.

Para quem mora em Campo Grande, é praticamente impossível ter ido a uma festa, ou nos famosos ‘bailões’, e não ter arriscado pelo menos alguns passos ao som de grandes instrumentos, como o acordeão.

O estilo musical tradicional predominante no nordeste da Argentina, também é muito apreciado no Brasil, especialmente, em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. Aqui no estado, um dos responsáveis pela inserção do ritmo a cultura local foi Zé Corrêa, precursor do Chamamé, sendo o mais representativo e popular artista deste gênero musical no Brasil entre as décadas de 60 e 70.

A aceitação do ritmo foi tamanha, que Mato Grosso do Sul passou a ter o Dia Estadual do Chamamé, comemorado no dia 19 de setembro.

O chamamé 

É considerado uma expressão artística, acompanhada por dança, cujo nome é oriundo da língua dos povos guaranis e significa “improvisação”. Os instrumentos musicais tradicionalmente utilizados para execução do gênero são violões e bandoneón, instrumento semelhante ao acordeão.

O estilo musical se consagrou, sobretudo, em Campo Grande, expandindo para algumas outras cidades, posteriormente, por meio de entusiastas que passaram a se organizar em grupos de intérpretes.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções