Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Serviço público: qualidade dos atendimentos reflete no dia a dia da população - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Serviço público: qualidade dos atendimentos reflete no dia a dia da população

Por trás de todo serviço público tem um servidor

Por Redação | 11 novembro, 2021 - 16:20

Muito se falou do trabalho do SUS em meio à pandemia. Não restam dúvidas de quão importante foi cada ação executada por pessoas que se entregaram e dedicaram no combate ao vírus.

Por muitas vezes, ninguém se dá conta de que as pessoas que estão por trás destes trabalhos são servidores públicos, e mais: já pensou o quanto o nosso dia a dia é envolvido por serviços e entregas públicas? A rede escolar, o sistema de Justiça, segurança, transporte e trânsito, eleições, administração, entre tantos outros.

A qualificação e tecnologia têm colaborado diretamente para o desenvolvimento das demandas diárias dos servidores e uma consequente entrega de um trabalho mais eficiente e ágil à população. “O Estado conta com cerca de 80 mil servidores públicos estaduais, em uma gestão que incentiva os trabalhadores a buscarem qualificações e novos conhecimentos”, afirma Ângelo Motti, diretor-presidente da Fundação Escola de Governo – Escolagov.

E para contar com o avanço do funcionalismo público, há mais de duas décadas, a Escolagov oferece capacitações profissionais aos servidores estaduais. “Não há melhoria sem tecnologia. Ela está presente em nossa rotina, em nossas vidas pessoais e profissionais. Procuramos introduzir novas tecnologias, modernizar procedimentos para expandir o conhecimento de todos. Isso, no âmbito de trabalho, tem melhorado o desempenho e elevado o grau de protagonismo dos servidores”, afirma Motti.

E quem está na ponta sente a diferença e a evolução de um trabalho, comparado há 20 anos. “O ambiente de trabalho é outro, as pessoas estão diferentes. Nós mudamos muito! No dia a dia percebemos que algumas atitudes não são as melhores e revisamos os nossos atos, administrativamente falando, o que acaba tornando o serviço mais ágil e eficiente”, declara a assessora do departamento jurídico da Secretaria de Estado de Educação de MS (SED), Laura Kraemer de Mello Leão Rossi.

Mudança de atitude – A melhoria contínua traz impacto na vida de quem ganha os serviços, o que algumas vezes não é notado. Um exemplo claro de impacto é da equipe de Horácio Pereira Andrino, gerente de gestão de empreendimentos da Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Aliado ao uso de tecnologias que organizam os processos internos, o resultado pôde ser medido em números, como a plataforma Habix que recebeu mais de 270 mil inscrições para o programa habitacional de MS. “Trabalhar em um ambiente que considere metas importantes pode fazer toda a diferença na entrega à população e, inclusive, aumentar a credibilidade desses trabalhadores perante os cidadãos”, pontua Horácio.

E mesmo como suporte final de serviços prestados em tecnologia, a Digix entende e conhece bem essa realidade. A CEO da empresa, Suely Almoas, afirma que colaborar para a inovação dos serviços públicos é essencial para todos os segmentos do país. “Atuamos há mais de 20 anos neste ramo. Para nós, contribuir com o trabalho diário do servidor levando soluções tecnológicas é muito gratificante”, afirma. “Somos mais do que prestadores de serviço, há um relacionamento diário com todos, o que os tornam pessoas muito próximas. Valorizamos o trabalho fundamental que cada um desempenha”, finaliza Suely.

O reflexo dessa atuação transforma a sociedade, afinal, antes de serem Servidores Públicos também são cidadãos que utilizam esses serviços e que estão próximos da gente, são vizinhos e amigos que prestam um trabalho fundamental para a sociedade.

Mais Notícias
Política

Jair Bolsonaro deve ter alta de hospital amanhã após 13 dias internado

16 maio, 2024

Cotidiano

Bombeiros de Campo Grande retornam após missão de resgate no RS

16 maio, 2024

Capital

VÍDEO: Briga entre estudantes deixa jovem ensanguentado em universidade de Campo Grande

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções