Por Viviane Freitas | 21 março, 2022 - 12:00
Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em todo Mato Grosso do Sul entre os meses de maio a dezembro de 2022. A medida está prevista na Portaria assinada pelo ministro Joaquim Leite e publicada no Diário Oficial da União de hoje (21).
Coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarineli, explica que a Portaria integra o plano de combate a incêndios florestais em MS, visto que favorece a contratação de brigadistas que irão atuar pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no Pantanal, em áreas de difícil acesso e em terras indígenas.
“Temos observado que esses meses (de maio a dezembro) são os mais críticos em relação aos incêndios florestais. Então, a contratação dos brigadistas, feita pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é baseada na tendência das questões meteorológicas”, ressaltou o coronel Catarineli.
A instabilidade climática favorece o surgimento de focos de incêndio, para prevenir novas queimadas, o governo do Estado investiu R$ 56 milhões em ações e equipamentos do Corpo de Bombeiros, fortalecendo a estruturação da Corporação, com aeronaves, embarcações e viaturas.
Em dezembro do ano passado, foi entregue a nova frota do avião Air Tractor, do modelo AT-802F, que transporta até 3 mil litros de água e é considerada como um dos melhores equipamentos para combate a incêndios florestais.
Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontam que as medidas de prevenção e combate adotadas no Estado têm surtido efeito. Entre os meses de janeiro e novembro de 2021, o número de focos de incêndios no Pantanal foi 63% menor se comparado ao mesmo período de 2020.
Com informações da assessoria.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções