24/09/2020



Uso da máscara é essencial na prevenção da Covid-19

Item deve ser utilizado corretamente para evitar contaminação

Por João Paulo Ferreira - 20/maio/2020 - 15:06 | 0 comentários
Cotidiano


Para evitar a contaminação do novo coronavírus a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que todos usem máscara sempre que for necessário sair de casa. Os cuidados se estendem não somente ao uso do item, mas também na higienização e no descarte do mesmo.

Seguindo as orientações da OMS, trazemos algumas dicas para o seu cuidado: nariz e queixo não devem ficar descobertos, e máscaras largas não devem ser utilizadas. O acessório deve ser tirado, sempre, de trás para frente, segurando pelos elásticos ou tiras. O descarte da máscara descartável deve ser feito primeiro em um saquinho, antes mesmo de jogado na lixeira.

Já o acessório de tecido, que pode ser reutilizado, mas deve ser colocado em uma sacola antes da lavagem, que, segundo a cirurgiã vascular Dra. Marília Lomonaco de S. Galhardo, deve ser realizada com água e sabão e depois deixada de molho por pelo menos 10 minutos em solução com 10 ml de água sanitária para 500 ml de água.

A higienização das mãos deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel 70% antes e depois do uso de máscaras. Além disso, evite deixá-la em outros lugares como: mesas, cadeiras, cômodas, entre outros.

Vale lembrar que essa é só mais uma recomendação para evitar a contaminação do novo coronavírus. Para proteger você e sua família, siga atentamente as orientações do Ministério da Saúde, OMS e demais órgãos da saúde até que o período de pandemia passe.


Deixe um Comentário




Veja também