Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Comitiva de 550 cabeças de gado 'para' o trânsito em Rochedo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

VÍDEO: Comitiva de 550 cabeças de gado ‘para’ o trânsito em Rochedo

A passagem por uma das principais vias do município foi a etapa final de uma viagem que durou 31 dias

Por Viviane Freitas | 22 setembro, 2023 - 7:53

Reprodução

Nesta quinta-feira (21), em Rochedo, localizada a apenas 67 quilômetros de Campo Grande, uma cena incomum pôde ser observada por aqueles que acordaram cedo. Uma comitiva de 550 vacas cruzou a cidade pela MS-080, encerrando assim uma jornada de 31 dias.

O gado partiu da Fazenda São José, no Pantanal da Nhecolândia, em direção ao confinamento Boi Branco, próximo a Rochedo. Seis peões e um cozinheiro desempenharam com sucesso a missão de conduzir os animais pelos 300 quilômetros da jornada.

No entanto, a passagem pela cidade representou um dos momentos mais desafiadores para os trabalhadores, de acordo com o pecuarista e proprietário dos animais, Raul Arruda. Ele conseguiu permissão para que o gado pernoitasse em uma fazenda na entrada da cidade, possibilitando que a comitiva atravessasse a área logo cedo, às 5h.

A operação contou com o apoio da polícia militar, que orientou o trajeto do gado e bloqueou as ruas adjacentes. A passagem ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando o tráfego de veículos e pedestres era menor, visando evitar acidentes. O planejamento foi executado conforme o esperado, afirmou o pecuarista.

Vídeos da comitiva mostram o nascer do sol enquanto as vacas atravessam a rodovia em fila. Todo o manejo foi supervisionado pelos peões e escoltado pela polícia. Raul destacou que as vacas trazidas pela comitiva têm entre 6 e 7 anos e já não estão na fase reprodutiva, sendo destinadas ao confinamento para ganho de peso.

Essa jornada de trazer o gado até o confinamento se repete pelo menos três vezes ao ano, sendo a comitiva a opção mais viável devido à localização remota da Fazenda São José, que carece de acesso adequado e energia elétrica.

A tarefa de trazer as vacas envolveu diversas paradas, exigiu dedicação e paciência no tratamento dos animais para garantir seu bem-estar ao longo do percurso. Raul enfatizou a importância desse trabalho, que é cada vez mais raro e depende de profissionais dedicados que buscam sustento para suas famílias, destacando a interação e cuidado dos trabalhadores com os animais ao longo da jornada.

Veja o vídeo:

Mais Notícias
Cultura

Érica Espíndola grava canção-tema de filme aprovado por Ney Matogrosso

23 novembro, 2024

Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções