Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Comitiva de 550 cabeças de gado 'para' o trânsito em Rochedo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

VÍDEO: Comitiva de 550 cabeças de gado ‘para’ o trânsito em Rochedo

A passagem por uma das principais vias do município foi a etapa final de uma viagem que durou 31 dias

Por Viviane Freitas | 22 setembro, 2023 - 7:53

Reprodução

Nesta quinta-feira (21), em Rochedo, localizada a apenas 67 quilômetros de Campo Grande, uma cena incomum pôde ser observada por aqueles que acordaram cedo. Uma comitiva de 550 vacas cruzou a cidade pela MS-080, encerrando assim uma jornada de 31 dias.

O gado partiu da Fazenda São José, no Pantanal da Nhecolândia, em direção ao confinamento Boi Branco, próximo a Rochedo. Seis peões e um cozinheiro desempenharam com sucesso a missão de conduzir os animais pelos 300 quilômetros da jornada.

No entanto, a passagem pela cidade representou um dos momentos mais desafiadores para os trabalhadores, de acordo com o pecuarista e proprietário dos animais, Raul Arruda. Ele conseguiu permissão para que o gado pernoitasse em uma fazenda na entrada da cidade, possibilitando que a comitiva atravessasse a área logo cedo, às 5h.

A operação contou com o apoio da polícia militar, que orientou o trajeto do gado e bloqueou as ruas adjacentes. A passagem ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando o tráfego de veículos e pedestres era menor, visando evitar acidentes. O planejamento foi executado conforme o esperado, afirmou o pecuarista.

Vídeos da comitiva mostram o nascer do sol enquanto as vacas atravessam a rodovia em fila. Todo o manejo foi supervisionado pelos peões e escoltado pela polícia. Raul destacou que as vacas trazidas pela comitiva têm entre 6 e 7 anos e já não estão na fase reprodutiva, sendo destinadas ao confinamento para ganho de peso.

Essa jornada de trazer o gado até o confinamento se repete pelo menos três vezes ao ano, sendo a comitiva a opção mais viável devido à localização remota da Fazenda São José, que carece de acesso adequado e energia elétrica.

A tarefa de trazer as vacas envolveu diversas paradas, exigiu dedicação e paciência no tratamento dos animais para garantir seu bem-estar ao longo do percurso. Raul enfatizou a importância desse trabalho, que é cada vez mais raro e depende de profissionais dedicados que buscam sustento para suas famílias, destacando a interação e cuidado dos trabalhadores com os animais ao longo da jornada.

Veja o vídeo:

Mais Notícias
Clima

CLIMA SECO E CALOR INTENSO: INMET emite alerta de perigo para altas temperaturas no MS

28 abril, 2024

Dourados

Dourados recebe cinco novos ônibus modelo Euro 6 para o transporte público

27 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções