Por Viviane Freitas | 30 outubro, 2023 - 15:17
Um moinho de vento em uma fazenda de Porto Murtinho, localizada a 425 quilômetros de Campo Grande, se transformou em um peculiar condomínio de periquitos, mostrando a engenhosidade dessas aves na construção de suas casas.
O registro desse condomínio de periquitos foi feito por Edilson Figueiredo com o auxílio de um drone. As imagens revelam que os periquitos, da espécie Caturrita (Myiopsitta monachus), construíram um ninho elaborado, composto por um emaranhado de galhos, com mais de 15 entradas para abrigar cerca de 20 aves.
As caturritas, conhecidas por diferentes nomes no Brasil, como caturrita, cocota, periquito barroso e papo branco, têm penas verdes nas costas, que contrastam com o tom acinzentado do peito, garganta e testa. Adultas, medem cerca de 28 a 30 centímetros de comprimento total.
Essas aves são gregárias, vivendo em grupos que podem variar de 15 a 100 indivíduos e não são migratórias. Além disso, as caturritas são notáveis por serem a única espécie de psitacídeos que constrói seu próprio ninho, podendo formar ninhos comunitários de até um metro de diâmetro e 200 kg.
Ninho gigante de periquitos é registrado por drone no Pantanal de MS pic.twitter.com/NBRs2lyKsC
— osulmatogrossense (@PortalOSM) October 30, 2023
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções