Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Venezuelanos refugiados chegam em situação de desnutrição no MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

VÍDEO: Venezuelanos refugiados chegam em situação de desnutrição no MS

Com 14 crianças, os refugiados chegaram nessa sexta-feira (26), no Centro de Apoio aos Migrantes (Cedami)

Por Viviane Freitas | 29 janeiro, 2024 - 10:51

Um grupo de 26 refugiados venezuelanos chegou ao Centro de Apoio aos Migrantes (Cedami), em Campo Grande, na noite de sexta-feira (26). A associação relatou que os imigrantes apresentavam sinais de desnutrição e cansaço.

Segundo informações da Cedami, o grupo é composto por 12 adultos e 14 crianças que deixaram a Venezuela devido à falta de acesso a condições básicas de sobrevivência. Eles ingressaram no país legalmente, passando pelos municípios de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia, que fazem divisa com Corumbá, além de Pacaraima (RR).

O coordenador da Cedami, Átilla Leiguisamon, destacou que em 2023 a associação acolheu cerca de 500 refugiados venezuelanos, buscando auxiliá-los a se restabelecer no Brasil. No centro de apoio, são oferecidas refeições diárias, assistência na busca por emprego e na validação de documentos.

O Cedami atua há quase 40 anos no acolhimento de refugiados, principalmente da fronteira com Bolívia e Paraguai. O local enfrenta dificuldades devido à crise na Venezuela e aceita doações de alimentos, roupas e itens de higiene básica. Para contribuir, entre em contato pelo número (67) 3325-7819.

A crise na Venezuela, que já dura mais de uma década, tem levado dezenas de cidadãos a fugir do país em busca de melhores condições de vida. O Brasil recebeu mais de 50 mil solicitações de refugiados em 2022, sendo a maioria venezuelanos, de acordo com o Conselho Nacional para os Refugiados (Conare).

Na fronteira com Roraima, o número de venezuelanos aumentou em 23,40% no primeiro trimestre de 2022, com 31.898 ingressos por Paracaima. Em Campo Grande, muitos refugiados enfrentam dificuldades para se estabelecer e recorrem à ajuda financeira nos semáforos.

Mais Notícias
Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Esportes

Costa Rica contrata Alan George para sequência do Campeonato Brasileiro

17 maio, 2024

Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções