Por Viviane Freitas | 7 agosto, 2023 - 11:00
Programa “Voucher Transportador” abre inscrições para mil vagas de motoristas de carga e ônibus em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, financiada pelo Governo do Estado, oferece qualificação para os participantes, incluindo a adição das categorias “D” e “E” na habilitação, sem custo adicional.
O objetivo do programa é suprir a demanda do mercado de transportes, que possui vagas disponíveis, mas carece de motoristas qualificados para preencher as posições. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de agosto, no site do Sest Senat.
A ação é conduzida pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest Senat, fazendo parte do Plano Estadual “MS Qualifica”. O governador Eduardo Riedel visa capacitar profissionais em áreas com oportunidades no mercado de trabalho, visando a geração de emprego e o aumento da renda da população.
Os interessados devem atender aos requisitos mínimos do código de trânsito brasileiro para a mudança de categoria na habilitação, incluindo a idade mínima de 21 anos, não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, entre outros.
A seleção ocorrerá com critérios de desempate que serão divulgados em breve, e o resultado da seleção será publicado pelo Sest/Senat até 28 de agosto. Os candidatos selecionados serão convocados a partir de setembro, e o objetivo é que até o final do ano os primeiros habilitados já estejam capacitados para ingressar no mercado de trabalho, preenchendo as vagas abertas.
O programa oferece mil vagas, distribuídas em diversas cidades do estado. Em Campo Grande, serão 850 vagas, enquanto Ribas do Rio Pardo contará com 50 vagas, e as demais cidades (Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste) terão 20 vagas cada.
Os cursos de qualificação terão uma carga horária total de 107 horas, ministrados na “Escola de Motoristas Profissionais”. O programa visa atender a demanda do setor de transportes, preenchendo vagas disponíveis com motoristas capacitados e contribuindo para o desenvolvimento da economia estadual.
O governador Eduardo Riedel afirmou que, após o preenchimento destas mil vagas, o programa poderá continuar e expandir o número de beneficiados, mantendo o objetivo de capacitar os trabalhadores e promover a inclusão social e profissional em Mato Grosso do Sul.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções