Por João Paulo Ferreira | 5 novembro, 2024 - 8:22
Mato Grosso do Sul participa da World Travel Market (WTM) em Londres, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, entre os dias 5 e 7 de novembro. O evento reúne expositores e profissionais do setor de viagens para negociações e fortalecimento de parcerias, atraindo olhares do público e da mídia internacional. Representando o Estado, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) aproveita a oportunidade para promover destinos turísticos regionais e fortalecer a identidade gastronômica local com a “Rota Gastronômica Pantaneira”.
O destaque da participação de Mato Grosso do Sul será o cooking show realizado pelo chef Paulo Machado, que traz o tema “Águas”. O chef é conhecido por sua conexão com os sabores regionais e fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido, a fim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense e a percepção da gastronomia local como produto turístico.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, enfatiza a importância da participação do Estado. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, comenta Wendling.
Em parceria com o Sebrae MS, a Fundtur MS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’, que mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.
“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves, sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.
Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024, o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.
A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.
O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer, fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções