Por João Paulo Ferreira | 12 novembro, 2019 - 10:31
Um dos dias mais importantes para a cultura do estado do Mato Grosso do Sul, 12 de novembro é considerado Dia do Pantanal. Maior área úmida continental do planeta e berço de rica biodiversidade, possui uma área de 624.320 km², aproximadamente 62% localizada no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e estende-se pela Bolívia (20%), e Paraguai (18%).
As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e da flora. O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original.
Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.
Além disso, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, criado em 2000, conserva uma área de 78.300 hectares dos municípios de Aquidauana e Corumbá, ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, que servem de refúgio e fonte de alimento à fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.
A ocupação do Pantanal por europeus e seus descendentes foi iniciada no século 18 com a introdução da pecuária na região. A atividade econômica tornou-se a mais significativa e se estende do planalto das bordas da bacia até a planície alagável. Ela faz parte da tradição pantaneira há mais de 200 anos e continua sendo a principal atividade econômica da região. Responsável por cerca de 65% da atividade econômica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A valorização da cultura tradicional (do homem pantaneiro) juntamente com o respeito às dinâmicas naturais, aliada ao manejo sustentável da criação de gado são uma alternativa de modelo econômico no Pantanal. A pesca de subsistência é integrada à cultura regional e é importante para as populações ribeirinhas. A pesca esportiva se tornou o principal atrativo do turismo regional, especialmente, no Mato Grosso do Sul. O turismo é outra atividade econômica no Pantanal.
Conheça o Pantanal, você vai se apaixonar!
10 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções