Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Cultura sul-mato-grossense: conheça a Festa da Linguiça de Maracaju - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Cultura sul-mato-grossense: conheça a Festa da Linguiça de Maracaju

Por Redação | 5 março, 2021 - 14:40

Realizada em Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju também tem seu reconhecimento Brasil afora. Promovida anualmente teve sua primeira edição em 1994.

A festa costuma atrair turistas de estados como Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, além de países como: Paraguai, Argentina e Bolívia. A Linguiça de Maracaju é um dos ícones da culinária de Mato Grosso do Sul e possui registro de IG – Indicação Geográfica, que abriu as portas para a iguaria no mercado internacional.

Os produtores da linguiça usavam sal, pimenta e outros temperos para dar sabor ao embutido. Contudo, para ficar realmente bom, precisava adicionar o ingrediente principal que fez muitos “quebrarem” a cabeça até acertar o que faltava.

Além da fama de saborosa, a linguiça virou motivo de comemoração e a cidade ganhou a tradicional Festa da Linguiça de Maracaju que acontece anualmente entre os meses de abril e maio. Hoje, o que não pode faltar no churrasco do sul-mato-grossense é uma boa linguiça.

A linguiça é feita com cortes de primeira como colchão mole, filé, contrafilé e alcatra. Os produtores usam a gordura da própria carne na preparação porque é preciso que o produto tenha até 30% de gordura. Outro segredo da receita é que a carne deve ser cortada em cubos, depois acrescentam o sal, pimenta, alho e o suco de laranja-azeda, e misture bem.

Cancelamento devido à pandemia:

Pelo segundo ano consecutivo, Maracaju não terá a tradicional festa da linguiça. O município que fica 160 km da Capital optou em não realizar o evento em razão da pandemia de covid -19.

Em entrevista ao jornal Maracaju Hoje, o presidente do Rotary Club da cidade, Cláudio Mendes Castilho, pediu a compressão da população e disse que a comissão responsável lamenta muito o cancelamento da festa.

Segundo ele, no atual cenário da pandemia, é difícil organizar um evento, fechar contratos  e depois correr risco de precisar cancelar em cima da hora ou ainda, enfrentar outros imprevistos.

“Esperamos que em 2022 possamos realizar uma festa ainda maior e melhor, para nossa idade e toda região” enfatizou o presidente. Caso o evento acontecesse, seria a 26° edição. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Mais Notícias
Cultura

Rionegro e Solimões, Leci Brandão e Som da Concha são os destaques do fim de semana em MS

20 setembro, 2024

Polícia

PRF apreende comboio de sete veículos com mercadorias estrangeiras em Nova Alvorada do Sul

20 setembro, 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul confirma 15.839 casos de dengue e 29 mortes

20 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções