Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguai é adiado - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguai é adiado

Nova data será divulgada em breve

Por João Paulo Ferreira | 11 maio, 2023 - 9:39

O evento do “1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguai”, que aconteceria neste sábado, 13 de maio, foi adiado. Uma nova data será divulgada em breve. O local e caráter do projeto serão mantidos.

“1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguai” é uma realização da Associação Colônia Paraguaia, e uma correalização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

O EVENTO

Culturas que se misturam, hábitos que se assemelham. O Brasil e o Paraguai, especialmente, os sul-mato-grossenses e os paraguaios, partilham de diversos hábitos culturais. Alguns exemplos destes são: tomar tereré, lanchar uma chipa ou uma sopa paraguaia, ou comer mandioca com churrasco. A criação da rota Bioceânica promete, além de aproximar ainda mais estas culturas, incentivar o turismo e o fluxo econômico entre os países E é sobre este assunto, além de outros tópicos correlatos, que a programação do  “1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguai” se baseia.

De acordo com o diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, a intenção deste Encontro é afunilar a relação Brasil-Paraguai sob os aspectos do Turismo, da Cultura e da Economia, especialmente porque tratam-se de territórios estratégicos para a Rota Bioceânica. “Nosso grande objetivo é promover o fluxo turístico de Campo Grande e trabalhar o tema sob o aspecto de um circuito turístico integrando o Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Teremos palestrantes da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Assunção, da própria Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, e até mesmo da Prefeitura de Porto Murtinho, município importantíssimo para o desenvolvimento da Rota”, comenta.

O doutor em Desenvolvimento Local e professor de Turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Thiago Asato, palestra sobre as possibilidades de turismo na Rota Bioceânica. “Sabemos das diversas possibilidades, mas para que essas possibilidades saiam do campo do sonho, do futuro, precisamos que a ponte que une Brasil, Paraguai, Argentina e Chile seja, efetivamente, construída, finalizada. Pretendo comentar sobre esses primeiros passos, da base infraestrutural, da necessidade de mão de obra capacitada e, finalmente, da comercialização dos produtos turísticos”, explica.

Já a mestre em desenvolvimento local pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Priscila Palhanos, foca na temática da cultura e do que esses dois países fronteiriços têm em comum. “Vamos falar sobre os aspectos culturais dos paraguaios em Campo Grande e dos laços culturais que estão presentes no dia a dia brasileiros e dos paraguaios”, diz ela.

Mais Notícias
Polícia

PF desmonta esquema de seis toneladas de cocaína em megaoperação nacional

15 maio, 2024

Polícia

Criança de 9 anos busca ajuda da polícia para proteger mãe de agressão em MS

15 maio, 2024

Trânsito

VÍDEO: Adolescentes colocam a vida em risco e ‘brincam’ de desviar de caminhões na BR-262

15 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções