Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Aluno da rede pública de Campo Grande fica com medalha de prata em Olimpíada de Língua Portuguesa - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Aluno da rede pública de Campo Grande fica com medalha de prata em Olimpíada de Língua Portuguesa

Com a crônica “Manoel e o vendedor de bugigangas”, aluno da escola Imaculada Conceição garantiu o segundo lugar na competição

Por João Paulo Ferreira | 11 dezembro, 2019 - 11:36

O aluno Nicolas dos Santos Sá, do 8º ano da escola municipal de Campo Grande Imaculada Conceição e a professora Elaine Darnizot, conquistaram, na última terça-feira (10), o segundo lugar na etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em São Paulo. Nicolas garantiu a medalha de prata com a crônica “Manoel e o vendedor de bugigangas”. É a primeira vez que um aluno da rede municipal de ensino chega numa posição tão alta

A dupla já havia ido para a capital paulista em outubro, quando foi selecionada para a semifinal do concurso. Na ocasião, Nicolas e a professora participaram de passeios culturais, palestras e oficinas de produção de texto.

Os dois foram os únicos representantes de Campo Grande e do Estado na etapa final e concorreram com outros 38 candidatos na categoria crônica. Ao todo a Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 171 mil inscritos em cinco  categorias: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º),  crônica (8º e 9º), documentário (1º e 2º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Antes de saberem o resultado, aluno e professora foram conhecer, junto aos demais concorrentes, as obras de reforma do Museu da Língua Portuguesa, que foi consumido por um incêndio em 2015 e deve ser reinaugurado em junho de 2020.

A professora Elaine, que orientou Nicolas em todo o processo, disse que, para a dupla, a medalha representa ouro e a conquista deve motivar alunos e professores a participarem de mais competições literárias. “Foi maravilhoso. Agora somos argumentos e provamos que é possível vencer, é real”, disse.

Também animado com o resultado, Nicolas, que semana passada ficou em segundo lugar no concurso sobre o Dia da Bandeira, organizado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), ressaltou que não havia alimentando muitas expectativas devido a concorrência, por isso ficou feliz com a prata.

“A meta era chegar até a final, mas não quer dizer que eu pensava em medalha porque são muitos alunos. Foi um momento inesquecível da minha vida e agora, além da carreira de Relações Internacionais, penso na vertente literária também”, pontuou.

O concurso

Organizada pelo Ministério da Educação em parceria com o Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada teve a participação de mais de 34 mil escolas e 65 mil professores da rede pública estadual e 4.740 das redes municipais.

O tema da competição deste ano foi “O lugar onde vivo” e as comissões julgadoras estaduais avaliaram e selecionaram as 443 produções semifinalistas de todo o Brasil. Só na categoria crônica, 38 foram para a final.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções