Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Arraial de Santo Antônio de Campo Grande reúne 39 mil pessoas em cinco dias - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Arraial de Santo Antônio de Campo Grande reúne 39 mil pessoas em cinco dias

Evento celebrou a cultura local com música, dança e gastronomia

Por João Paulo Ferreira | 17 junho, 2024 - 17:01

Já em clima de saudades e contando as horas para a chegada da edição de 2025, os campo-grandenses se despediram do Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, na noite de domingo (16), na Praça do Rádio Clube. A festa, que reuniu mais de 39 mil pessoas ao longo dos cinco dias de atividades, congregou amantes da música, do artesanato, da gastronomia e devotos do padroeiro da Capital, revelando a riqueza e a pluralidade cultural de Campo Grande.

A abertura ficou por conta da quadrilha com o grupo Pé na Brasa, que apresentou a coreografia “O amor dos espantalhos”. Composto por alunos do sexto ao nono ano, da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, do Distrito de Anhanduí, o projeto visa estimular a participação dos alunos nas atividades culturais da comunidade. “Essa é uma excelente oportunidade de trazer para essa geração algo que há alguns tempos era bem presente, que são as quadrilhas. Havia concursos de quadrilhas e uma grande mobilização nesse sentido”, disse o diretor da escola, Julio Anibal Gonzales Benites.

A apresentação emocionou Dona Carmem Flores, de 64 anos. Moradora da região central e boliviana radicada em Campo Grande, ela se diz apaixonada por quadrilhas e chegou cedo para garantir um bom lugar. “Moro aqui há 16 anos e sempre acompanho as atividades na praça. A quadrilha é uma das minhas preferidas e ver esses jovens dançando é maravilhoso pois isso significa a continuação dessa tradição”, comentou.

Bonde do Flashback em ação no Arraial de Santo Antônio de Campo Grande

Logo depois, o Bonde do Flashback animou o público. Com dez anos de criação, o grupo mistura a tradicional quadrilha com batidas da Eurodance e dos balanços das décadas de 1980 e 1990. Katia Lima da Rosa, integrante do Bonde, destacou a importância da festa. “Nosso grupo tem pessoas de todas as idades, hoje vamos para a pista com uma integrante com 5 anos e outra com 62. A festa junina é atemporal e as pessoas acolhem bastante”, disse ela.

O Arraial de Santo Antônio também tem um papel socioeconômico relevante, onde organizações beneficentes fortalecem seus caixas. Este ano, 35 entidades assistenciais foram selecionadas para atuarem durante os cinco dias, e todo o dinheiro das vendas foi destinado às instituições. A Associação Campo-grandense da Pessoa com Deficiência (ACPD) comemorou o sucesso. “Superou todas as nossas expectativas. São 22 anos participando desse evento tão importante e nós podemos dizer que este foi um dos melhores anos para nós”, afirmou a coordenadora Juliana Lanzarini.

Segundo Lanzarini, a ACPD atende 300 pessoas nas áreas de saúde, assistência e educação, e já definiu o destino dos recursos arrecadados. “Vamos melhorar nossas estruturas, instalar um toldo sobre a passarela e ar-condicionado nas salas, graças ao excelente ano que tivemos aqui”, comemorou.

A festa também se consolidou como referência gastronômica. Henrique Pagliari Brum e Larissa Pereira Mikuri, por exemplo, fizeram um tour gastronômico pelo Arraial. “Já estivemos aqui ontem, mas não consegui comer a pamonha, então voltamos”, disse Larissa. Henrique destacou o clima agradável e a organização do evento. “A festa está ótima, clima agradável, valeu muito à pena”, comentou.

Na parte musical, o forró Ipê de Serra embalou a multidão com clássicos do gênero e sucessos de outros estilos musicais. José Luiz Machado da Silva e Rafaela de Oliveira, amigos apresentados pela dança, aproveitaram o último dia do Arraial. “A dança é uma terapia, aqui a gente esquece todos os problemas e ainda faz amigos. Não podia ter maneira melhor de fechar a festa”, disse Rafaela.

Encerrando o evento, a dupla Alex e Yvan manteve vivas as tradições com sucessos dos Violeiros de Bodoquena, destacando a viola caipira e o modão raiz. O público cantou do começo ao fim, demonstrando a importância e a vitalidade das tradições culturais de Campo Grande.

Dupla Alex e Yvan animou a galera

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções