Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ativista de MS promove evento internacional no Memorial da América Latina para promover a paz através da literatura - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Ativista de MS promove evento internacional no Memorial da América Latina para promover a paz através da literatura

8º Congresso Internacional de Literatura para a Paz reúne representantes de 28 países em São Paulo

Por Redação | 8 setembro, 2023 - 14:25

O Memorial da América Latina, em São Paulo, será palco da 8ª edição do Congresso Internacional de Literatura para a Paz, promovido pelo International Forum for the Literature and Culture of Peace (Iflac). Pela primeira vez sediado no Brasil, o evento, que acontecerá de 13 a 16 de setembro, reúne representantes de 28 países e de pelo menos 9 estados brasileiros. A escritora, poetisa e embaixadora da paz sul-mato-grossense Delasnieve Daspet foi a escolhida para liderar a iniciativa.

Este congresso internacional tem como objetivo promover a cultura de paz através da literatura e da poesia, reunindo ativistas da paz, poetas, escritores, artistas visuais, atores e músicos de todo o mundo para discutir e difundir a mensagem de paz. Além disso, serão elaboradas políticas públicas e sociais que podem ser aplicadas em benefício de povos de todas as nações.

Segundo Delasnieve Daspet, a importância deste evento está em reunir pessoas de diferentes nações para discutir a paz sob diversas perspectivas. “Nesse momento, no mundo, não está acontecendo só a guerra da Ucrânia e da Rússia, tem 89 conflitos armados pelo mundo todo, de maior e menor intensidade, então queremos discutir o que pode ser feito em prol do planeta e da humanidade”, ressaltou a escritora.

O congresso também busca criar uma carta com propostas relacionadas à paz, resultado das discussões entre os participantes. Ada Aharoni, presidente e fundadora do Iflac, enfatizou a importância de unir os amantes da paz através da literatura e da arte: “Mais de 98% das pessoas querem a paz, então por que não as ouvimos? Não as ouvimos porque elas não estão unidas, e é isso que o Iflac faz, une os amantes da paz, por meio de nossas palavras, de nossa poesia, de nossa literatura e de nossa arte.”

O evento contará com a participação de representantes de diversos países, como Portugal, Espanha, Índia, Israel, Inglaterra, Peru, México, Bolívia, Chile, Equador, Argentina, Colômbia, entre outros. O Brasil foi escolhido como sede pela primeira vez, e a próxima edição, em 2024, será realizada na Espanha.

Mato Grosso do Sul, terra natal de Delasnieve Daspet, estará representado no evento por mais de 50 pessoas, incluindo membros do Coro Lírico Cant’arte, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e do Duo Amábile (Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim). Além disso, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e outras autoridades municipais e estaduais também estarão presentes.

Pedro Mastrobuono, presidente da Fundação Memorial da América Latina, destacou a importância das artes na promoção da paz: “As ditas belas artes, das quais a literatura faz parte, possibilitam alcance que ultrapassa – e muito – os debates convencionais. A paz é um desejo atemporal, permanente e comum a todos nós, e podemos sim nos identificar com gritos por paz vindos de fora dos nossos limites territoriais, mas que ecoam fundo mesmo por aqui.”

Elena Vargas, vice-presidente do Iflac, acredita que a literatura e a poesia podem construir pontes de diálogo em um mundo que enfrenta desafios complexos: “Para alcançar a paz, a justiça e a inclusão, é importante que os governos, a sociedade, as comunidades, as organizações e os povos de cada nação trabalhem em conjunto para implementar soluções que reduzam a violência irracional, o ódio e a destruição, combatam a corrupção e garantam a democracia e a igualdade de oportunidades.”

Delasnieve Daspet, em sua função como embaixadora e ativista da paz, vê o evento como um exercício de cultura de paz: “Sempre acho que tudo é possível, basta que se queira e se encontre os parceiros certos, porque ninguém faz nada sozinho. Acredito que a realização desse evento já é um exercício de cultura de paz, porque a gente trata com muitos países, muitas pessoas, de diferentes culturas, e para que tudo desse certo o trabalho foi intenso nesses últimos meses.”

O 8º Congresso Internacional de Literatura para a Paz promete ser um marco na promoção da paz e na união de povos através da literatura e da arte. A programação inclui seminários, exposições e apresentações artísticas que celebrarão a paz no mundo.

Serviço: A 8ª edição do Iflac World Brazil Peace Congress – Congresso Internacional de Literatura para a Paz será realizada de 13 a 16 de setembro, no Memorial da América Latina, Auditório Simón Bolívar e Anexo dos Congressistas, em São Paulo (SP). Haverá transmissão online pelo Facebook do Iflac: facebook.com/IFLACWORLD?mibextid=LQQJ4d

Mais Notícias
Política

Deputados aprovam reajuste de subsídios para servidores estaduais em primeira votação

21 novembro, 2024

Cultura

Giro Cultural e Fesmorena movimentam o Parque dos Ipês nesta sexta-feira

21 novembro, 2024

Educação

Matrículas estão abertas até 16 de dezembro para alunos da Rede Municipal

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções