Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Biografia do Grupo Acaba será lançada nesta sexta-feira em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Biografia do Grupo Acaba será lançada nesta sexta-feira em Campo Grande

Obra escrita por Rodrigo Teixeira narra 50 anos de história da banda sul-mato-grossense

Por João Paulo Ferreira | 1 agosto, 2024 - 16:28

Foto: Gabriela Dias

Na próxima sexta-feira (2), às 19h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), em Campo Grande, será lançada a biografia “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”. Escrita pelo jornalista Rodrigo Teixeira, a obra conta com o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

A cerimônia de lançamento contará com a presença do autor, de autoridades locais, dos integrantes do Grupo Acaba e do público em geral. O projeto teve início em 2016, quando Moacir Lacerda, membro do grupo, convidou Rodrigo Teixeira para mapear a trajetória da banda. Fundada em 1972 como Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí (Acaba), a banda é uma das mais antigas do Brasil em atividade contínua, destacando-se por seu trabalho musical focado nos costumes e no modo de vida do pantaneiro.

Com prefácio do jornalista Pedro Alexandre Sanches, a biografia de 362 páginas inclui 227 imagens, entre fotos, capas de discos, matérias de jornais e documentos. Além disso, uma versão em audiobook está disponível gratuitamente no YouTube, visando à acessibilidade e democratização da informação.

A obra celebra a trajetória do grupo e valoriza a cultura sul-mato-grossense, destacando a importância do Pantanal na música brasileira. “É uma biografia que testemunha a rica e duradoura contribuição do Grupo Acaba para a música e cultura do nosso estado. A obra do Rodrigo Teixeira documenta a trajetória excepcional da banda e reforça nosso compromisso com a preservação da memória cultural de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.

“O FIC desempenha um papel crucial na valorização e preservação da nossa rica herança cultural, e esta biografia é um excelente exemplo de como nossos investimentos estão contribuindo para a promoção da história e da música sul-mato-grossense”, enfatizou o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes.

Mais Notícias
Capital

Com presença do governador, evento reúne jovens no Poliesportivo Dom Bosco em celebração da Jornada Diocesana da Juventude 2024

25 novembro, 2024

Política

Governador inicia planejamento para 2025 em reunião com secretários

25 novembro, 2024

Economia

Pesquisa do Procon revela gasolina a R$ 7,05 e etanol a R$ 4,96 em MS

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções