Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação "Cena Aberta - Encontros Paralelos: Campo Grande se transforma em palco para celebrar o teatro - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

“Cena Aberta – Encontros Paralelos: Campo Grande se transforma em palco para celebrar o teatro

Projeto da OFIT traz residência artística com Newton Moreno e apresentações teatrais gratuitas, promovendo imersão cultural e debates sobre o futuro do teatro no Mato Grosso do Sul

Por João Paulo Ferreira | 5 julho, 2023 - 13:52

Campo Grande se transformará em um grande palco para celebrar a arte da atuação durante os meses de julho a setembro, graças ao projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos”, idealizado pelo diretor da Cia Oficina de Interpretação Teatral (OFIT), Nill Amaral. Essa iniciativa promete oferecer uma programação intensa de atividades teatrais, convidando artistas e o público a mergulharem em uma imersão cultural única. Desde peças em cartaz até a residência artística do renomado dramaturgo e diretor pernambucano Newton Moreno, esse projeto busca estimular o debate, a reflexão e o aperfeiçoamento no teatro.

Comparado ao bem-sucedido projeto “Campo Grande em Cena”, que movimentou o meio teatral da cidade em 2021, Nill Amaral destaca que o “Cena Aberta” terá uma abrangência ainda maior, focando em encontros teatrais que visam a discussão sobre o futuro do teatro no Mato Grosso do Sul. O projeto será dividido em três etapas, ocorrendo de 25 de julho a 1º de setembro.

A primeira etapa contará com uma residência artística ministrada pelo renomado artista pernambucano Newton Moreno, radicado em São Paulo. Essa etapa ocorrerá de 25 a 27 de julho, no Sesc Cultura, das 17h às 20h45. Serão oferecidas 15 vagas para artistas interessados, e as inscrições já estão abertas, sendo possível se candidatar até o dia 19 de julho.

A segunda etapa acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, com apresentações teatrais marcadas para as 18h e 20h. A terceira e última etapa ocorrerá de 30 de agosto a 1º de setembro, com peças em cartaz no Sesc Cultura, às 19h30.

O diretor Nill Amaral explica que esse projeto busca fortalecer a continuidade de propostas teatrais em pequenos formatos, com baixo custo de produção e peças curtas que possuam grande poder de comunicação e experimentação de linguagens. Além disso, o projeto estimula a produção coletiva, provocando encontros e debates sobre os mecanismos fundamentais para as produções teatrais.

Os interessados em participar da residência artística com Newton Moreno podem se inscrever através do link disponibilizado no perfil do Instagram da Cia OFIT (@ofitcia). Para as peças que entrarão em cartaz no “Cena Aberta”, será realizada uma chamada pública para a seleção de 8 a 10 trabalhos, divididos em três categorias: peças em processo de pesquisa, peças de curta duração e peças com duração igual ou superior a 60 minutos. A seleção será feita por uma banca composta por três artistas da área teatral.

Vale destacar que a residência artística com Newton Moreno é uma oportunidade única de estar em contato com um dos expoentes da cena teatral brasileira. Com 30 anos dedicados aos palcos, Newton Moreno é um renomado dramaturgo que possui uma ampla presença na cena teatral nacional, conquistando importantes projetos, como os prêmios Shell e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes). Além de sua atuação no teatro, ele também é autor de livros adaptados para o cinema, como “Maria do Caritó” (2019) e “Agreste”, entre outras obras que enriquecem a literatura brasileira.

Todas as informações sobre o processo seletivo da residência artística e das peças teatrais podem ser encontradas no perfil do Instagram da Cia OFIT (@ofitcia). Lá, os artistas interessados têm acesso aos formulários de inscrição, regulamentos completos e informações sobre prazos para cada uma das atividades. No caso das apresentações teatrais, os cachês variam de R$ 3 a 6 mil, dependendo da categoria em que o candidato se inscrever e da localidade do grupo. Tudo está definido conforme o edital de chamamento.

O projeto “Cena Aberta” conta com o financiamento do FIC – Fundo de Investimentos Culturais, por meio de um edital promovido pela FCMS – Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, órgão vinculado ao Governo do Estado. Além disso, o projeto recebe apoio cultural da UFMS, Fecomércio, Sesc, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD) e do grupo de artes cênicas Circo do Mato.

Não perca a oportunidade de participar desse evento que promete enriquecer a cena teatral de Campo Grande. O “Cena Aberta – Encontros Paralelos” é uma experiência única para artistas e público, possibilitando a imersão no mundo teatral e estimulando o diálogo sobre o futuro do teatro no Mato Grosso do Sul. Garanta sua participação e desfrute dessa intensa programação que celebra a arte da interpretação.

Mais Notícias
Polícia

Funcionário de transportadora é achado morto dentro de caminhão na Capital

2 maio, 2024

Capital

VÍDEO: Queda deixa artista ferido no “globo da morte” em circo da Capital

2 maio, 2024

Saúde

Preocupante: Após o treinamento, 78 militares apresentam sintomas gripais em MS

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções