Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Conhece “Yuyos”? Plantas medicinais são utilizadas no tereré na fronteira entre MS e Paraguai
Destaques
Cultura

Conhece “Yuyos”? Plantas medicinais são utilizadas no tereré na fronteira entre MS e Paraguai

O tereré se tornou mais do que uma bebida no Estado de Mato Grosso do Sul, se tornou um símbolo, uma gravura no DNA de todos sul-mato-grossenses.

Por Redação | 23 janeiro, 2023 - 15:40

Você sabia que desde 2010, o tereré é reconhecido como bem imaterial de Mato Grosso do Sul pelo Conselho Estadual de Cultura? E que em 2020, a bebida típica foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco? Sim, nosso rico tereré tem história.

O tereré se tornou mais do que uma bebida no Estado de Mato Grosso do Sul, se tornou um símbolo, uma gravura no DNA de todos sul-mato-grossenses. Seja durante o dia ou a noite, em frente de casa, nas praças e até mesmo quando em viagem.

A bebida possui algumas características que vão além de saciar a sede e amenizar o calor do verão sul-matogrossense. A erva-mate é rica em vitaminas do complexo tipo B que auxiliam no controle do apetite, aumentam a energia e regulam o sistema nervoso. Também possui vitaminas C e E, que agem como defesa do organismo, além de possuir cafeína, que ajuda na circulação sanguínea.

Conhece “Yuyos”?

As Plantas Medicinais “yuyos” utilizadas na bebida do tereré, na região de fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), segundo a tradição, ajuda a evitar doenças.

Vale ressaltar que cada uma dessas plantas tem uma função no organismo humano, como por exemplo, para o coração, rins, estômago, pressão alta, entre outros.

As pessoas da fronteira que fazem uso dessas plantas, em sua maioria, já conhecem a indicação medicinal das plantas assim como seus possíveis efeitos colaterais.

Diante disso, podemos afirmar que isso ocorre por uma questão histórica e cultural da região. A utilização dessas plantas vem de geração em geração, ou até mesmo de conhecimento prévio de alguns e através de estudos beneficiando-se com as plantas em nosso “refrescante” tereré.

Algo muito importante que se deve saber é que quem já está acostumado com o consumo de várias plantas maceradas juntas ao tereré, não sentirá tanto seus efeitos de maneira negativa, quanto uma pessoa que nunca havia consumido as plantas.

Sendo assim, esta pessoa sentirá muito de seus efeitos, um dos principais efeitos dessas plantas seria o desarranjo intestinal drástico, disenteria, que logo passará, após sortido efeito das plantas no organismo.

No intuito de informar as pessoas dos efeitos adversos das plantas para aqueles que ainda são novos no consumo das plantas medicinais no tereré os conhecidos “yuyos”, O Sul Mato Grossense sugere começar com plantas nas quais os efeitos são mais brandos. Iniciar com as plantas mais conhecidas, como por exemplo, a hortelã, que ajuda no processo de digestão, é expectorante e vermífuga, é considerada refrescante e saborosa.

Confira algumas plantas, que compõe o “Yuyos”:

Cana-brava

 

Carapiá

 

Unha-de-gato

 

Urtigão

 

OS BENEFÍCIOS DO TERERÉ:

– Diminui o colesterol e os triglicerídeos;

– Pode prevenir o mal de Parkison;

– Elimina estados depressivos promovendo a sensação de bem-estar e vigor;

– Aumenta o gasto calórico;

– Desenvolve as faculdades mentais;

– Facilita a digestão e favorece a evacuação e micção;

– Aumenta a circulação e o ritmo cardíaco;

– Tem efeito cosmético na pele;

– Melhora a memória e desenvolve as faculdade mentais;

– Regulariza a respiração e previne contra gripes e resfriados;

– Aumenta a força muscular e a resistência do músculo á fadiga;

– Promove a regeneração celular;

– Regula as funções sexuais e

– Tonifica o sistema nervoso.

Mais Notícias
Política

Gusttavo Lima anuncia candidatura à Presidência e surpreende fãs e políticos

2 janeiro, 2025

Interior

Criança de 6 anos morre afogada em piscina de balneário em Bonito

2 janeiro, 2025

Política

Papy é eleito presidente da Câmara de Campo Grande por unanimidade

2 janeiro, 2025

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções