Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Considerado símbolo da história de Campo Grande, Mercadão nasceu em Feira Livre a margem dos trilhos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Considerado símbolo da história de Campo Grande, Mercadão nasceu em Feira Livre a margem dos trilhos

As barracas da feira livre, que ficavam nas margens dos trilhos da Noroeste do Brasil entre a Avenida Afonso Pena e Rua 7 de Setembro, deram origem ao Mercado Municipal Antônio Valente, conhecido como Mercadão

Por Viviane Freitas | 10 maio, 2021 - 10:40

Feira Livre, em 1933, com o Colégio Oswaldo Cruz ao fundo direito. (Foto: Arquivo Histórico)

Mercadão Municipal Antônio Valente, mais conhecido como apenas Mercadão, é um dos símbolos da história de Campo Grande. Com origem de uma feira livre, que até os anos 50 ocupava os trilhos da ferrovia Noroeste, entre a avenida Afonso Pena e a rua 7 de Setembro, ela acontecia ali na frente do Colégio Oswaldo Cruz.

O nome é uma  homenagem ao doador do terreno à prefeitura, que iniciou a construção em novo endereço em 1957 e o inaugurou em 30 de agosto do ano seguinte, onde se encontra até os dias de hoje.

Com uma estrutura e produtos dignos de um grande centro, no mercadão é  possível negociar direto com o feirante e fazer qualquer um se sentir em casa nos seus corredores. Além disso, o local é  hoje é um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, atraindo pessoas que vão ao local para compras e, também, para visitação.

Uma curiosidade é que por ser um dos símbolos da cidade, onde o principal desafio é manter a tradição, há um  estatuto que esclarece que cada banca continue a vender o que originalmente vendia desde sempre, para não prejudicar a variedade de produtos do estabelecimento.

Mercadão é diversidade de sabores, cheiros e cores

Entre as inúmeras bancas e boxes, a variedade de produtos de qualidade e preços mais acessíveis aos consumidores é imensa. No Mercadão é possível encontrar desde hortifrutigranjeiros e ervas medicinais, até peixes da região e cestas básicas.

Parada obrigatória também é para o famoso pastel do Mercadão, que oferece combinações para todos os gostos, tendo até o famoso: pastel de jacaré. A variedade de guampas, bombas e ervas para o nosso querido tereré também impressiona os turistas.

Mais Notícias
Capital

Prefeitura de Campo Grande amplia iluminação pública para melhorar qualidade de vida nos bairros

25 abril, 2024

Justiça

Acusado de matar ex-namorada e amigo é condenado a 45 anos de prisão

25 abril, 2024

Capital

Idoso tem mal súbito ao volante e morre ao bater carro em barbearia da Capital

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções