08/08/2020



Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul inicia projeto de inclusão com Semana da Diversidade

A filial regional da maior instituição de ajuda humanitária do mundo realiza série de ações em prol da comunidade LGBT+ na capital

Por João Paulo Ferreira - 22/junho/2020 - 16:25 | 0 comentários
Cultura


Com objetivo de levar a ajuda humanitária à toda comunidade LGBT+ de Campo Grande, a filial visa aproximar os serviços essenciais que já vem desenvolvendo para que toda diversidade local faça uso. Serviços como Apoio psicossocial, assistência social, instruções jurídicas, informações de educação e saúde para enfrentamento da covid-19, serão alguns dos serviços que a filial pretende levar até a população LGBT da capital.

Através de um grupo de trabalho criado entre coordenadores e voluntários da filial, com quase 90% dos integrantes que se identificam como LGBTs, foi apontado entre o grupo que antes de levar a ajuda humanitária e todos os serviços de Cruz Vermelha que a instituição já realiza há mais de 36 anos no estado até esse público, seria crucial abordarmos o assunto interna e externamente com a população do estado.

“Quando iniciamos a ideia de aproximar ações da instituição para o público LGBT+, notamos a necessidade de compreender melhor o que de fato é a Diversidade que estamos falando e como ela se encontra atualmente, em questões sociais e de saúde principalmente, e atrelar essas informações com outros serviços que realizamos”, comenta o voluntário e integrante deste grupo de trabalho, Rodrigo Motta.

Desta forma, o projeto passou a incluir, além de Campanha de Arrecadação de Agasalhos e Cobertores, que serão destinados para República de Acolhimento e Espaço Cultural LGBT+ do MS, Casa Satine, uma série de lives com especialistas para tratar do tema da Diversidade com mais coesão e assertividade. Além das lives, também serão publicados nas redes oficiais da filial, diversas informações sobre preconceito, identidade de gênero, orientação sexual, entre outros.

Acompanhe abaixo, através do instagram oficial da filial, no perfil @cruzvermelhabrasileirams, as lives que rolam na 1ª Semana da Diversidade da Cruz Vermelha Brasileira filial Mato Grosso do Sul

DATA: 22 de Junho (segunda-feira)
TEMA: O que e quem é a Diversidade no Brasil?
CONVIDADO: Caio Pedra – Mestre em Direito (UFMG) e Membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MG

DATA: 23 de Junho (terça-feira)
TEMA: Acolhendo LGBT+ em Mato Grosso do Sul
CONVIDADO: Leonardo Bastos – Coordenador Geral da Casa Satine

DATA: 24 de Junho (quarta-feira)
TEMA: Bate-papo sobre Diversidade com Voluntariado da Cruz Vermelha MS
CONVIDADOS: Voluntários da filial

DATA: 25 de Junho (quinta-feira)
TEMA: Saúde da População Trans: Desafios, perspectivas e debates
CONVIDADA: Daniela Mesquita – Psicóloga e mestranda em Antropologia Social (PPGAS/UFMS)

DATA: 26 de Junho (sexta-feira)
TEMA: Maternidade LGBT+ – Um bate-papo com a ONG Mães pela Diversidade
CONVIDADA: CRISTINA AGUIAR – Coordenadora Estadual da ONG Mães pela Diversidade


Deixe um Comentário




Veja também