Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Cultura boliviana brilha na Praça do Rádio durante celebração da independência de 198 anos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Cultura boliviana brilha na Praça do Rádio durante celebração da independência de 198 anos

Evento reuniu imigrantes, descendentes e visitantes para celebrar tradições e sabores bolivianos

Por João Paulo Ferreira | 7 agosto, 2023 - 16:47

A Praça do Rádio foi tomada por uma onda de cores, ritmos e sabores neste domingo, durante a emocionante celebração da 2ª edição dos 198 anos da Independência da Bolívia. Imigrantes, descendentes e curiosos se reuniram para festejar em grande estilo, proporcionando um verdadeiro intercâmbio cultural em meio a comidas típicas, danças envolventes e emocionantes apresentações. O evento, organizado pelo Centro Cultural Boliviano Tinkuna com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), foi um marco na cidade e um testemunho vivo da rica herança boliviana.

O diretor-presidente do Centro Cultural Boliviano Tinkuna, Orlando Turpo, enfatizou a importância do evento como uma forma de manter viva a conexão com as raízes e disse: “Essa festa tem muito significado para a gente, pois aqui lembramos essa data matando a saudade do nosso povo, da nossa gastronomia, nossas danças, reunimos toda a comunidade boliviana que mora aqui e ao mesmo tempo difundimos a nossa cultura para o povo de Campo Grande.”

A celebração recebeu elogios de moradores locais e visitantes, como Cristiano Ramos, que ressaltou a importância do evento para a ampliação do conhecimento cultural: “Tendo em vista que o acesso a outras culturas é ainda um pouco restrito e que não temos a oportunidade de visitar o país, este evento é muito importante para que a população possa trazer a família e conhecer mais deste lugar encantador.”

Os comerciantes também tiveram motivo para comemorar, já que o encontro de culturas impulsionou vendas e oportunidades de interação. Marisol Burgos, que vendia as tradicionais saltenhas bolivianas, expressou sua alegria: “Estou muito feliz pois antes, vendia meu produto apenas na minha casa e quando conheci o grupo que organiza essa festa, tive a oportunidade de vender aqui também e graças a Deus, vendi muito bem. Além das vendas, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas, entre bolivianos e brasileiros.”

A celebração contou com momentos cívicos, incluindo o hasteamento da bandeira da Bolívia e o emocionante canto do hino nacional. As apresentações de danças típicas bolivianas, como cueca, tinkus e pujllay, encantaram o público, oferecendo uma visão autêntica da cultura boliviana. Mais de 200 expositores participaram do evento, enriquecendo ainda mais a atmosfera festiva.

Um destaque inegável foi a diversidade da gastronomia boliviana, que conquistou os paladares dos presentes. Pratos típicos como sopa de maní, pique lo macho, suco de mocochinchi e chicha de maní foram servidos, proporcionando uma verdadeira jornada pelos sabores tradicionais da Bolívia.

Mais Notícias
Cotidiano

Cadela Laika reforça equipe de bombeiros na busca por desaparecidos no RS

13 maio, 2024

Mercado Agropecuário

Projeto pioneiro resgata boi pantaneiro da beira da extinção através da fertilização in vitro

13 maio, 2024

Política

Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros indica que Lula ‘não merece’ ser reeleito em 2026

13 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções