Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Curta-metragem "A Menina e a Árvore" aborda urgência climática e cultura do Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Curta-metragem “A Menina e a Árvore” aborda urgência climática e cultura do Pantanal

Obra sul-mato-grossense será lançada na Mostra Regional MS de Animação e tem narrativa inspirada na poesia de Manoel de Barros

Por Redação | 23 outubro, 2023 - 15:01

O curta-metragem “A Menina e a Árvore”, que será lançado na Mostra Regional MS de Animação no próximo dia 27 de outubro, traz uma narrativa ambiental centrada nas riquezas do bioma pantaneiro. Dirigido por Ara Martins, o filme tem duração de dez minutos e é inspirado na poesia de Manoel de Barros.

O filme propõe uma abordagem poética para a discussão sobre a urgência de conservação do meio ambiente. A obra conta a história da pequena Joana, que com o auxílio de seu avô, assume a missão de plantar um ipê amarelo. A narrativa do filme foi construída em torno da poesia de Manoel de Barros, uma figura icônica da literatura sul-mato-grossense.

A animação foi desenvolvida utilizando a técnica 2D, que permite aos animadores criar personagens e cenários em pedaços e recortes para posteriormente dar vida e movimento à história. A produção contou com a colaboração de artistas regionais, como Elvis Martins e Luís de Paula, fortalecendo assim a identidade local do projeto.

O lançamento do filme faz parte da programação do Dia Internacional da Animação (DIA) e será seguido pela “Semana Manoel de Barros” em novembro, um evento que inclui oficinas em escolas da rede municipal e sessões itinerantes. Um dos objetivos da “Semana Manoel de Barros” é distribuir sementes de ipê amarelo, uma espécie nativa do Pantanal.

Para tornar a obra acessível a um público amplo, o filme contará com recursos como LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. Além disso, após a realização da “Semana Manoel de Barros”, o filme ficará disponível em uma plataforma de streaming gratuitamente. A equipe também tem planos de inscrever o filme em festivais nacionais e internacionais.

O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. Para mais informações sobre o filme, é possível acessar o Instagram oficial da produção: @ameninaearvore.

Serviço: A première do filme ocorrerá na sexta-feira (27 de outubro), às 15h30, no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559 – 3º Andar – Centro Campo Grande. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Mais Notícias
Pantanal

Agência declara “seca” no Pantanal pela primeira vez na história

14 maio, 2024

Polícia

Adolescente é apreendido acusado de sequestrar bebê e deixar em ‘boca de fumo’

14 maio, 2024

Meio Ambiente

‘Seca-Relâmpago’ é o novo efeito climático que tem causado alarme no Estado

14 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções