Por João Paulo Ferreira | 18 julho, 2024 - 12:01
No dia 21 de julho, comemora-se o Dia do Dançarino de Dança de Salão, uma homenagem aos profissionais que se dedicam a essa arte executada em dupla e que abrange ritmos como valsa, samba de gafieira, tango e forró. Com origem na Europa no final da Idade Média, a dança de salão se popularizou no Brasil no século XIX com a chegada da corte portuguesa, tornando-se uma expressão cultural difundida entre todas as classes sociais.
Em Campo Grande, o professor Ivan Sousa é um dos nomes mais conhecidos da dança de salão. Natural de Riachão do Jacuípe, na Bahia, Ivan se destacou em Mato Grosso do Sul, onde fundou a Associação Sul-Mato-Grossense de Dança de Salão (Asdanças) e o Núcleo de Dance Sport. Com mais de 20 anos de atuação, ele organiza workshops e congressos, além de oferecer aulas e apresentações em eventos.
Ivan ressalta que a dança de salão traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. “Praticá-la regularmente fortalece o sistema muscular, especialmente pernas, quadris e braços, aumenta a flexibilidade e a resistência física. A repetição dos movimentos contribui para a melhoria da capacidade cardiovascular e muscular, além de promover a flexibilidade ao longo do tempo”, explica.
Além dos benefícios físicos, a dança de salão também promove a socialização, melhora a confiança pessoal e reduz o estresse. “Dançar libera dopamina, adrenalina e noradrenalina, elevando os níveis de endorfinas e funcionando como um antidepressivo natural. Abre caminhos para a criatividade, improvisação, musicalidade e expressão corporal”, destaca Ivan.
Para mais informações sobre dança de salão e o trabalho do professor Ivan Sousa, acesse: www.instagram.com/dancecomivan_.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções