Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dia Internacional dos Povos Indígenas é marcado por ações de cidadania em Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Dia Internacional dos Povos Indígenas é marcado por ações de cidadania em Mato Grosso do Sul

Governo do Estado promove serviços e conscientização para a valorização das comunidades indígenas em data especial

Por João Paulo Ferreira | 9 agosto, 2023 - 14:16

Nesta Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a promoção da cidadania e valorização das comunidades indígenas presentes no estado. A data, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), destaca a importância dos povos originários e ressalta a necessidade de protegê-los. Diversas ações e serviços estão sendo realizados em aldeias, como parte da campanha “Agosto Lilás”.

De acordo com um recente relatório divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os indígenas sul-mato-grossenses compõem 4,22% da população do estado, totalizando 116.346 pessoas distribuídas em 32 territórios e representando oito etnias distintas: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Através da atuação da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, o Governo de Mato Grosso do Sul busca ampliar o conhecimento sobre a diversidade social e territorial das comunidades indígenas, subsidiando a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a cidadania desses povos. O subsecretário Fernando Souza destaca a ressignificação e valorização da cultura e costumes indígenas neste dia de resistência e identidade.

Como parte das ações em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Governo do Estado promove a “Ação de Cidadania Kuña Mbarete”. A iniciativa busca assegurar a cidadania dos povos indígenas que vivem em contextos urbanos e está ocorrendo na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande. Parceiros como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU) estão colaborando na prestação de serviços.

Durante a ação, estão sendo oferecidos diversos serviços essenciais, tais como:

  • Registro de boletim de ocorrência;
  • Palestras sobre enfrentamento à violência;
  • Cadastros para encaminhamentos ao mercado de trabalho;
  • Emissão de carteira de trabalho;
  • Testes rápidos de HIV/Sífilis/ Hepatite B e C;
  • Dinâmicas sobre saúde mental;
  • Vacinação contra a gripe;
  • Atendimento odontológico;
  • Cortes de cabelo e;
  • Atendimentos ligados à promoção dos direitos sociais e de cidadania.

A ação “Kuña Mbarete” continua ao longo do dia e é estendida para a Aldeia Darcy Ribeiro no dia 10 de agosto. O evento proporciona um espaço importante para a comunidade indígena acessar serviços fundamentais e fortalecer sua identidade, reforçando o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a garantia de direitos e respeito às tradições e culturas dos povos originários.

Mais Notícias
Brasil

MS envia segunda equipe de bombeiros para resgatar vítimas das chuvas no RS

12 maio, 2024

OSM Entrevista

Mulher, mãe e empresária: Priscielly faz sucesso nas redes sociais compartilhando sua rotina de trabalho em casa com as crianças

12 maio, 2024

Educação

Camila Ítavo e Albert Schiaveto vencem eleições para Reitoria da UFMS

11 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções