Por João Paulo Ferreira | 12 setembro, 2024 - 16:45
No próximo dia 17 de setembro, às 19h, será lançado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, o documentário Esmalte no Alimento, que retrata a vida e o trabalho de cinco mulheres produtoras rurais na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul. O filme, com pouco mais de 20 minutos, foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo municipal de 2023 e é dirigido pelo jornalista Sérgio Carvalho. A entrada é gratuita.
O documentário foi idealizado pela produtora TBX Audiovisual e tem direção executiva de Gabriela Oliveira Xavier. O projeto surgiu da necessidade de registrar “o amor pelo trabalho no campo, a dedicação e os desafios enfrentados por mulheres que receberam terras por meio dos programas de Reforma Agrária Brasileira”.
As histórias são contadas em forma de depoimentos, nos quais as cinco mulheres narram suas trajetórias, “relembram os tempos de acampamento, a espera pela terra, a conquista de seus lotes e o início das atividades com a criação de animais e o cultivo na lavoura”. O diretor de fotografia Marcos Mendes assina a captação e a finalização do filme.
A narrativa do documentário é estruturada em cinco eixos temáticos, correspondendo aos cinco sabores que os alimentos podem proporcionar: salgado, doce, amargo, azedo e umami. Essa escolha foi inspirada na obra Umami, da jornalista Patrícia Leite, e permite que o público acompanhe de maneira sensível a determinação e a força dessas mulheres na produção de alimentos no Brasil.
Sérgio Carvalho, o diretor, destacou que “todo o processo foi coletivo” e que, apesar de sua experiência prévia, “o desenvolvimento de Esmalte no Alimento foi inteiramente colaborativo, tanto na roteirização quanto na pós-produção. O resultado é fruto de muitas mãos”, afirmou Carvalho.
O documentário também traz o “olhar sensível e a pesquisa cuidadosa” da produtora Sabrina Barros Xavier, que fez uma homenagem “a todas as mulheres que, dia após dia, trabalham nas pequenas propriedades do país, produzindo alimentos e vivendo do que plantam, colhem e criam com dedicação”.
O lançamento do documentário acontece no MIS, localizado no Memorial da Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e promete emocionar o público ao destacar a resiliência dessas mulheres na fronteira agrícola.
Serviço:
10 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções