Entre 19 e 27 de julho, Bonito, principal destino de ecoturismo do Brasil, será palco do Festival Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano pelo segundo ano consecutivo. O evento, realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado do MS, FundturMS e uma emenda parlamentar do deputado Vander Loubet, exibirá filmes gratuitamente para toda a população.
Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, o apoio ao Bonito Cinesur é essencial para o turismo de Mato Grosso do Sul. “O cinema é uma forma valiosa de expressão e está ligado ao turismo. Muitos destinos ganharam destaque por meio de filmes e obras audiovisuais. O turismo no Pantanal, por exemplo, se popularizou após a primeira versão da novela homônima. O festival não só celebra o cinema, mas também atrai turistas internacionais, trazendo artistas, diretores e produtores de toda a América do Sul”, destacou.
Wendling também ressaltou os debates previstos no festival. “Participarei de uma mesa sobre Film Commissions, que são organizações que promovem destinos através do cinema. Estamos felizes por trazer um evento tão significativo para Bonito, que se consolidará como um dos principais festivais de cinema do país”.
Programação do Festival
O Festival Bonito Cinesur exibirá 42 filmes de diversas partes da América do Sul, além de sessões especiais com homenagens e participações de artistas. A sessão de abertura ocorrerá no dia 19 de julho, às 20h, no Centro de Convenções de Bonito, com a exibição do filme “Selva Trágica” (1963), dirigido por Roberto Farias. O ator Reginaldo Faria, presente no elenco, será homenageado. Lucélia Santos e Johnny Massaro conduzirão a cerimônia de abertura, e Renata Boldrini apresentará a Mostra Competitiva.
Nos dias subsequentes, a programação incluirá mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infantojuvenis e pré-estreias no Cine Bonito, no Centro Múltiplo Uso (CMU), um novo espaço no centro da cidade. Oficinas e debates com cineastas e especialistas também farão parte do evento, proporcionando trocas de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul.
No encerramento do festival, dia 27, às 16h30, será exibido “Terceiro Milênio” (1981), de Jorge Bodanzky, no Centro de Convenções de Bonito. Às 20h, ocorrerá a entrega dos prêmios Troféu Pantanal, com a presença da atriz Dira Paes.
Participações especiais
Entre os participantes do Bonito Cinesur 2024, estão Lucélia Santos, Johnny Massaro, Carol Castro, Reginaldo Faria, Dira Paes e o diretor Jorge Bodanzky. A direção geral do festival é de Nilson Rodrigues. Para mais informações e a programação completa, acesse bonitocinesur.com.br/2024.