Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Karla Coronel leva música regional a escolas de Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Karla Coronel leva música regional a escolas de Campo Grande

Iniciativa promove apresentações e diálogos sobre cultura e carreira musical

Por João Paulo Ferreira | 21 outubro, 2024 - 16:43

A cantora e acadêmica de música Karla Coronel iniciou nesta segunda-feira (21) o projeto “Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas”, que leva música regional e diálogos educacionais para estudantes de cinco escolas estaduais de Campo Grande. A estreia ocorreu na Escola Estadual Joaquim Murtinho, às 9h30, com apresentações musicais e debates sobre a importância da cultura sul-mato-grossense e a formação na área musical.

O projeto busca fortalecer a relação entre arte e educação, criando um espaço de intercâmbio cultural e aprendizado. As apresentações de 30 minutos acontecem nos intervalos das aulas e percorrem diversas regiões da cidade, incluindo áreas periféricas. Depois da Escola Joaquim Murtinho, a agenda segue para outras quatro unidades: Teotônio Vilela (22/10), Profª Neyder Suelly Costa Vieira (23/10), José Mamede de Aquino (29/10) e Luísa Vidal Borges Daniel (30/10).

Karla Coronel explica que o projeto tem como objetivo valorizar o legado cultural local. “Levarei um repertório de música regional, principalmente no meu trabalho autoral e passando por clássicos de artistas como Almir Sater e Geraldo Espíndola, nesse intuito de valorizar o legado da nossa terra. Em paralelo, trarei minhas músicas autorais e, por fim, haverá um bate papo com a garotada destacando papel fundamental da cultura sul-mato-grossense e falando da formação acadêmica na música”, destaca.

Importância cultural e educativa

Para o diretor da Escola Teotônio Vilela, Valter Queiroz, a iniciativa é uma oportunidade de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. “Essa conexão entre a cultura regional e o ensino estimula a criatividade e o pensamento crítico, elementos essenciais para a formação integral dos estudantes. Sem contar que muitos adolescentes vivem imersos nas redes sociais, aqui, será a possibilidade de olhar para o que é nosso, ter essa sensação de pertencimento porque traz nas composições a cultura local”, afirma Queiroz.

O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, através de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e é uma tentativa de aproximar os jovens da identidade cultural regional. “A música é uma linguagem universal que conecta pessoas de diferentes realidades, e trazê-la para o ambiente escolar é uma forma de despertar o interesse pela própria cultura, indo além do universo digital que eles conhecem tão bem. Ao compartilhar a música regional e autoral, quero mostrar aos estudantes que nossa identidade cultural é rica e merece ser valorizada”, explica Karla.

Cultura e educação caminhando juntas

Karla Coronel reforça que o projeto nasceu da convicção de que a arte pode transformar o ambiente educacional e unir comunidades. “A ideia surgiu da vontade de usar a música como um canal de transformação. Acredito que a arte e a educação caminham juntas, e quando os jovens têm a chance de vivenciar a cultura de forma direta, isso impacta profundamente a formação deles. Vejo a oportunidade de promover uma educação mais inclusiva e consciente, onde a música regional ganha o espaço que merece.”

As apresentações são acompanhadas de diálogos que abordam a diversidade cultural e a importância da música como ferramenta de transformação social. Karla Coronel, que é natural de Pedro Juan Caballero, Paraguai, e registrada em Bela Vista (MS), é uma figura em ascensão na cena musical de Mato Grosso do Sul. Seu repertório mistura pop e influências de brasilidades, refletindo sua identidade multicultural. A cantora já abriu shows de grandes artistas nacionais em Campo Grande, consolidando-se como uma importante representante da música regional.

Serviço

Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas

  • 21/10 (segunda-feira) – Escola Estadual Joaquim Murtinho – Av. Afonso Pena, 2445 – Centro
  • 22/10 (terça-feira) – Escola Estadual Teotônio Vilela – Av. Souza Lima, 506 – Núcleo Hab. Universitária
  • 23/10 (quarta-feira) – Escola Estadual Profª Neyder Suelly Costa Vieira – Rua Marco Aurélio Beier, 100 – Jardim Aero Rancho
  • 29/10 (terça-feira) – Escola Estadual José Mamede de Aquino – Rua Heitor Viêira de Almeida, 287 – Jardim Aeroporto
  • 30/10 (quarta-feira) – Escola Estadual Luísa Vidal Borges Daniel – Rua das Ameixeiras, s/n – Bairro Buriti

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo Instagram da artista (@karlacoroneloficial).

Mais Notícias
Polícia

Padrasto suspeito de estuprar enteada por quatro anos é preso em Dourados

2 novembro, 2024

Cultura

Jacqueline Costa e Coletivo 8 se apresentam no Som da Concha

2 novembro, 2024

Polícia

Mulher de 23 anos é esfaqueada por ciúmes pelo noivo em Três Lagoas

1 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções