Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Leitor encontra um mundo surreal, mas estranhamente familiar, na HQ 'A Ausente Ordem das Coisas' - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Leitor encontra um mundo surreal, mas estranhamente familiar, na HQ ‘A Ausente Ordem das Coisas’

Livro terá lançamento aberto ao público e será distribuído para a Rede Estadual de Ensino de MS

Por João Paulo Ferreira | 2 maio, 2023 - 9:11

Um mundo fantástico se apresenta no mais recente lançamento do artista visual, escritor e muralista Fabio Quill. Em sua nova história em quadrinhos, ‘A Ausente Ordem das Coisas’, um grafiteiro é engolido por uma mulher enquanto colore os muros da cidade. A partir disso, uma sequência de acontecimentos o conduzem a um universo surreal onde lendas preparam-se para um iminente conflito, mesclando as mais variadas referências da cultura pop, das mitologias antigas e até mesmo do Mato Grosso do Sul.

Escritor e muralista Fabio Quill

Em uma obra repleta de metáforas, Quill leva o leitor a uma viagem por um mundo fantástico onde tudo acontece de forma rápida, intensa e com riqueza visual graças ao traço original do autor. A história acontece em três atos: Sentidos, Advento e Contemplação, e por vezes chama atenção do leitor ao apresentar situações e personagens familiares. “Este livro assim como o nosso imaginário é composto de referências, arquétipos e influências. Essas diversas facetas que nos compõem e nos atravessam é sempre próxima, familiar, como quem a gente ama, o que gostamos de ler, ouvir, assistir, consumir, e também aquilo que se faz presente mesmo sem a gente querer”, explica.

Esses elementos que parecem familiares e que fazem parte do imaginário coletivo podem ser percebidos principalmente pelo público sul-mato-grossense. Apesar de ser paulistano, Quill mora em Campo Grande desde 2017 e se inspira em elementos da cultura regional também para essa nova história. As árvores do Cerrado e a guavira estão ali, junto de elementos da cultura pop, e a lenda urbana da Bruxa da Sapolândia, que aterrorizou gerações de crianças campo-grandenses dos anos 1970 aos 1990, também inspira uma personagem que promete estremecer o leitor.

A HQ ‘A Ausente Ordem das Coisas’ é o primeiro trabalho da Avuá Edições, um selo editorial criado para potencializar a produção literária sul-mato-grossense e idealizado por Fábio Quill e a preparadora de texto Mayara Dempsey. O prefácio leva a assinatura do escritor Henrique Komatsu, que já foi parceiro de Quill em trabalhos anteriores e indicado ao prêmio Jabuti em 2021, com o livro de contos ‘Ototo’.

A obra será lançada no dia 10 de maio, no Sesc Cultura, às 19 horas, com bate papo com os envolvidos na produção do livro. A mediação fica por conta do jornalista Daniel Rockenbach, organizador do grupo de leitura Vórtice Literário. O lançamento é aberto ao público e ‘A Ausente Ordem das Coisas’ estará à venda durante o evento, além de outras publicações de Fabio Quill.

Acesso – A ‘Ausente Ordem das Coisas’ é um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS e 210 cópias serão distribuídas a professores e bibliotecas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. “Acreditamos que essa é uma maneira de democratizar o acesso à literatura para todos e também de valorizar as histórias em quadrinhos como boas opções de leitura, uma vez que esse é um gênero importante e tão presente na vida das pessoas”, pontua Quill.

A HQ está em pré-venda pelo site https://www.catarse.me/a_ausente_ordem_das_coisas_ , onde é possível encontrar ainda outras obras de Fabio Quill, como Janela da Alma, Onírica Amálgama e a Casa Baís. Essas últimas renderam ao artista indicações ao Prêmio HQMIX, um dos mais importantes do quadrinho nacional, em 2020 e 2022, chegando a ser finalista. O livro tem 120 páginas, colorido e capa em brochura.

Para saber mais sobre o livro e sobre a Avuá Edições, acesse https://www.instagram.com/avuaedicoes/

Mais Notícias
Interior

Jovem morre atropelada ao tentar atravessar a BR-163 em Bandeirantes

9 novembro, 2024

Polícia

PRF e PM apreendem R$ 4,5 milhões em maconha em Porto Murtinho

9 novembro, 2024

Pantanal

Pecuária é a atividade que mais gera empregos no Pantanal com faturamento de R$ 1,83 bilhão por ano

9 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções