Por João Paulo Ferreira | 2 dezembro, 2024 - 8:33
Os painéis da Arara-Vermelha e do Papagaio, localizados no Edifício Adelina Rigotti, no centro de Dourados, foram revitalizados em 2023, trazendo novas cores e destacando ainda mais a identidade cultural da cidade. A obra, assinada pelo artista plástico Cleir, foi entregue como um presente antecipado para comemorar os 89 anos do município, celebrado no dia 20 de dezembro.
Criados no ano 2000, os painéis já haviam passado por revitalização em 2016 e, agora, voltaram a ganhar destaque com uma recuperação que preservou as técnicas originais, mas trouxe novos detalhes. “O Sicredi é sempre um grande aliado e fomentador da arte e da cultura. Esse olhar sensível faz toda a diferença e inspira outras empresas a agir dessa forma, valorizando sua identidade”, afirmou Cleir, responsável pelas obras.
As obras revitalizadas estão localizadas no primeiro prédio comercial de Dourados, inaugurado em 1977, que ganhou o apelido de “Prédio das Araras” devido às pinturas. Com empenas medindo 27 x 26 metros, os painéis são um marco visual da cidade. “Este ano completamos 35 anos e promovemos uma série de ações e festividades, uma delas foi a revitalização do Prédio das Araras, com o intuito de que o douradense se reconheça por meio deste importante patrimônio da cidade. O Sicredi tem interesse pela comunidade e investe na cultura, educação e na preservação da identidade sociocultural. Apoiar a arte está em nosso DNA e esta ação veio como um presente para nossa cidade”, destacou Paulo Roberto Neves, presidente da cooperativa.
Além de preservar a obra original, Cleir incorporou novos detalhes à pintura, enriquecendo o trabalho com sua experiência acumulada ao longo de 35 anos de carreira. “A tradição e o resgate cultural são essenciais, mas também foi possível dar um toque diferente com o passar dos anos, sem perder a essência”, disse o artista.
Um dos destaques dessa revitalização foi a participação de Nathalya Escobar, uma jovem grafiteira de 22 anos, que cresceu admirando os painéis. “Um dia estava numa feira e a Nathalya apareceu, dizendo que era minha fã e que desde criança pedia para sua mãe a levar para ver as pinturas. Como uma jovem interessada e promissora, a chamei para trabalhar junto nessa empreitada, e unimos as visões e propostas para esse trabalho”, contou Cleir.
Para Nathalya, a experiência foi única e representa um marco em sua trajetória como artista. A parceria entre gerações reforçou a conexão do trabalho com a comunidade local. Segundo Cleir, a valorização cultural de Dourados ficou evidente durante sua estadia na cidade. “Tive a oportunidade de conviver com os douradenses, fui a feiras de arte, eventos, e senti a demonstração do quanto eles se sentiram valorizados. Essa é a grande importância do resgate cultural, ele mantém viva a identidade do povo.”
Cleir é um dos principais nomes das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, com uma carreira de mais de 35 anos. Suas obras, que incluem esculturas e murais, estão espalhadas por diversas cidades do estado, como Campo Grande, Corumbá, Bonito e Aquidauana, além de projetos em outras regiões, como Paraná. Em Dourados, ele também assina o Monumento Deusa da Justiça – Themis, uma escultura de 4,5 metros de altura localizada em frente ao Fórum.
A revitalização dos painéis foi possível graças ao investimento do Sicredi Centro-Sul MS/BA, que incluiu a ação em sua comemoração de 35 anos. A cooperativa reforça seu compromisso com a comunidade, promovendo iniciativas culturais, educacionais e de preservação da identidade sociocultural. “A arte é uma forma de conexão com a comunidade, e isso está em nosso DNA. Esta revitalização veio como um presente para Dourados e para todos que reconhecem a importância do patrimônio cultural”, finalizou Paulo Roberto Neves.
11 dezembro, 2024
11 dezembro, 2024
10 dezembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções