Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Primeira peoa sul-mato-grossense é tema de documentário exibido nesta quarta-feira - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Primeira peoa sul-mato-grossense é tema de documentário exibido nesta quarta-feira

O filme começou a ser escrito e gravado em 2017, e a pré-estreia da primeira versão, com 60 minutos, aconteceu no Sesc Cultura em março de 2019

Por Viviane Freitas | 12 maio, 2021 - 11:18

 

Considerada a primeira mulher sul-mato-grossense a exercer a função de peoa no estado,  Mirele Geller é tema de documentário exibido nesta quarta-feira (12), pela jornalista Débora Alves. O filme começou a ser escrito e gravado em 2017 e apresenta o trabalho das Comitivas Pantaneiras a partir de sua história de vida.

De acordo com os companheiros de trabalho e ex-patrões, Mirele executava como ninguém as tarefas dentro de uma Comitiva Pantaneira. “Determinada e compromissada com o trabalho, sabia lidar com gado bravo e com os companheiros de viagem”, conta Pantaleão Flores, empresário e dono de comitiva.

Geller explica que não gostava de ter privilégios por ser mulher e fazia questão de realizar todas as tarefas dos homens, a única preferência era em relação à função, a de fiadora, “na frente ajudando o ponteiro”, comenta.

Sinopse:

O documentário Mirele Geller: peoa (20 min, 2019) mostra o trabalho das Comitivas Pantaneiras a partir da história real da primeira peoa de boiadeiro de Mato Grosso do Sul. Depois da separação dos pais, aos quatro anos passou a viajar na comitiva com o pai Nelson Geller e aos 12 anos deixou os estudos e para seguir a profissão dominada pelos homens. O filme acontece no Pantanal de Mato Grosso do Sul e apresenta os desafios enfrentados pela peoa e demais peões em pleno Patrimônio Natural da Humanidade. (Informações, assessoria)

Mais Notícias
Cultura

Rionegro e Solimões, Leci Brandão e Som da Concha são os destaques do fim de semana em MS

20 setembro, 2024

Polícia

PRF apreende comboio de sete veículos com mercadorias estrangeiras em Nova Alvorada do Sul

20 setembro, 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul confirma 15.839 casos de dengue e 29 mortes

20 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções