Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto "Agenda 2030: ODS nos Muros" transforma escolas de Campo Grande em galerias sustentáveis - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros” transforma escolas de Campo Grande em galerias sustentáveis

17 artistas mulheres dão vida às metas globais em obras de arte nas escolas públicas do Mato Grosso do Sul

Por Redação | 16 outubro, 2023 - 10:49

Foto: Muriel Xavier

Na capital do Mato Grosso do Sul, os muros das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino ganham vida com o projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros.” Sob a habilidosa liderança de 17 artistas mulheres, esses muros se transformam em verdadeiras galerias a céu aberto, retratando questões sociais e ambientais cruciais para o nosso planeta.

Com pincéis em mãos e uma mente criativa, as 17 artistas mulheres começaram a retratar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas paredes das escolas da capital. O projeto, liderado pela Fuá Produções, busca criar uma abordagem lúdica para questões emergenciais, como meio ambiente, mudança climática, erradicação da pobreza, direitos humanos e consumo de água, envolvendo alunos e professores.

Julia Basso, idealizadora do projeto e coordenadora da Fuá Produções, relata a interação positiva dos alunos: “Já passamos por quatro escolas e a galera do ensino médio se aproxima das artistas, alguns até pintam junto. Algo mágico acontece quando os alunos entendem o que está sendo pintado, pois cada mural reflete um objetivo.”

Esse projeto coletivo tem tocado a sensibilidade das artistas envolvidas, como Maria Carolina Ferreira, conhecida artisticamente como “Da Mataa”. Com descendência indígena e formação em gestão ambiental, Maria Carolina busca conectar sua experiência artística com a causa ambiental. Ela destaca a importância de deixar seu trabalho impresso na rotina escolar e promover diálogos sobre os ODS com alunos e professores.

O projeto não apenas valoriza a arte, mas também promove a diversidade. Ele busca artistas indígenas, quilombolas e trans, destacando a importância da representatividade feminina no ambiente escolar. Maria Auxiliadora, pedagoga e indígena da etnia Terena, e Natacha IK, arquiteta e muralista, estão entre as artistas selecionadas. Ambas enfatizam a relevância de dar voz ao feminino e aos povos tradicionais nos murais que retratam os ODS.

O projeto enfrentou desafios devido à onda de calor que atingiu Mato Grosso do Sul nos últimos dias. As artistas tiveram que adaptar seus horários de trabalho para evitar a insolação, refletindo a importância da conscientização sobre as questões climáticas, que estão alinhadas com os ODS.

Além da pintura dos murais, o projeto planeja criar um mapa digital com a localização de todas as obras, permitindo passeios urbanos pela capital sul-mato-grossense. “Agenda 2030: ODS nos Muros” é fruto da parceria da Fuá Produções com a Mucha Tintas e Bernardo Bravo Produções, com apoio do FIC – Fundo de Investimentos Culturais – da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa global da ONU, assinada por 193 países, com a meta de serem alcançados até 2030. Eles visam melhorar a qualidade de vida, preservar a biodiversidade e proteger os recursos naturais do planeta. Com 17 ODS, o projeto “Agenda 2030: ODS nos Muros” contribui para sensibilizar a sociedade sobre questões cruciais que afetam o nosso futuro.

Mais Notícias
Pantanal

Agência declara “seca” no Pantanal pela primeira vez na história

14 maio, 2024

Polícia

Adolescente é apreendido acusado de sequestrar bebê e deixar em ‘boca de fumo’

14 maio, 2024

Meio Ambiente

‘Seca-Relâmpago’ é o novo efeito climático que tem causado alarme no Estado

14 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções