Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto "Além da Cor" leva música e conscientização antirracista a escolas de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Projeto “Além da Cor” leva música e conscientização antirracista a escolas de MS

Ação chega a cinco cidades e promove diálogos sobre racismo e valorização da cultura afro-brasileira

Por João Paulo Ferreira | 13 novembro, 2024 - 12:59

Começou nesta semana em Mato Grosso do Sul o projeto “Além da Cor”, idealizado pelos artistas Ju Souc e Jerry Espíndola. Financiada pela Lei Paulo Gustavo, a iniciativa visa levar a música regional sul-mato-grossense e reflexões sobre racismo e cultura afro-brasileira a estudantes do ensino médio de escolas estaduais. Com apresentações programadas para ocorrer até 27 de novembro, o projeto será realizado em escolas de cinco cidades: Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos e Jaraguari.

A iniciativa busca aproximar os jovens de suas raízes culturais por meio de apresentações e diálogos sobre a importância do combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. Inspirado na canção “Além da Cor”, composta por Ju e Jerry, o projeto propõe uma conexão direta entre a música e o movimento antirracista. A canção já obteve destaque ao alcançar o 22º lugar no Prêmio Luís Melodia, promovido pela Fundação Palmares, concorrendo com 360 participantes.

“Além da Cor” oferece shows gratuitos em oito escolas estaduais, com foco em descentralizar o acesso à cultura e aproximar o público jovem do cenário musical do Estado. As apresentações, que acontecem durante os intervalos das aulas, trazem duas gerações da música regional: Ju Souc, compositora e multi-instrumentista, e Jerry Espíndola, cantor e precursor da polca rock, com uma carreira de 40 anos. Para Jerry, o projeto é uma oportunidade de conectar os alunos, mais acostumados ao universo digital, com as manifestações culturais da própria terra. “É uma satisfação enorme estar ao lado da Ju nessa parceria, levando a arte sul-mato-grossense para os alunos, que estão mais acostumados ao universo das redes sociais do que às raízes de sua própria terra”, destaca o cantor.

Além das performances musicais, o projeto conta com palestras da professora Luana Laline Rodrigues, pedagoga e integrante do Movimento Negro Unificado de MS, que abordará temas sobre a Lei 10.639 e a importância da educação antirracista nas escolas. A expectativa é que as atividades alcancem cerca de dois mil estudantes até o final de novembro.

Programação das apresentações:

  • 13/11 – 9h – EE Teotônio Vilela, bairro Universitário (Campo Grande)
  • 14/11 – 9:30h – EE Ada Teixeira, bairro Nova Lima (Campo Grande)
  • 18/11 – 9h – EE Arlindo Sampaio, bairro Moreninhas (Campo Grande)
  • 19/11 – 19h – EE Zumbi dos Palmares, Jaraguari
  • 21/11 – 19h – EE Antônio Valadares, Terenos
  • 22/11 – 19:50 – EE Sidrônio Antunes de Andrade, Sidrolândia
  • 25/11 – 20:30h – EE Dolor de Andrade, bairro Maria Aparecida Pedrossian (Campo Grande)
  • 27/11 – 19:30 – EE João Ponce, Ribas do Rio Pardo

Com um repertório que mescla composições originais e clássicos da música regional, Ju e Jerry buscam sensibilizar e engajar os jovens com as questões culturais e sociais presentes no cotidiano de Mato Grosso do Sul. O projeto é promovido em conjunto com a Fundação de Cultura de MS, o Setesc e o Governo de Mato Grosso do Sul.

Para mais informações, acompanhe o Instagram dos artistas (@soucju e @jerryespindola).

Mais Notícias
Brasil

Vídeo flagra momento em que homem explode artefatos em frente ao STF

14 novembro, 2024

Brasil

ATENTADO EM BRASÍLIA: PF investiga explosões como ato terrorista

14 novembro, 2024

Brasil

Atentado em frente ao STF deixa homem morto: O que se sabe até agora

14 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções