Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” chega na cidade de Aquidauana - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Aquidauana

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” chega na cidade de Aquidauana

Município é o segundo a receber o projeto que tem como propósito democratizar o acesso de música clássica pelo interior do MS

Por João Paulo Ferreira | 13 abril, 2023 - 15:30

Nesta quinta-feira (13), a partir das 21h, o projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” se apresenta na cidade de Aquidauana, no campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade II que fica no saguão do Bloco B, na Rua Oscar Trindade de Barros, Serraria.

Para o violonista, proponente do projeto e produtor cultural, Evandro Dotto, o trabalho é a concretização de um sonho. “A gente sabe da dificuldade que é ter acesso a música clássica pelo interior do Estado, pois nem todas as cidades têm uma sala de concerto, que é um espaço adequado para esse tipo de apresentação. Então, o projeto vem facilitar essa aproximação do público com a música clássica e, também, chega com a proposta de desmistificar o conceito da música erudita. Por isso, as apresentações são feitas de forma didática, há uma conversa, troca com o público para apresentar um pouco desse universo. Tanto que a plateia tem acesso a um livreto com informações do repertório que preparamos para o concerto”, explica.

Com concertos gratuitos, o principal objetivo do projeto é proporcionar a difusão da música erudita para um público que nem sempre tem acesso ou hábito de ouvir este estilo musical. Outro ponto que o trabalho tem como meta é se aproximar de crianças e adolescentes de modo que sirva de inspiração para despertar o talento nas novas gerações.

Ao todo, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” promoverá concertos em sete cidades: Coxim, que recebeuo trio de artistas na última quarta-feira (12 de abril); Aquidauana hoje (13 de abril); Naviraí (dia 27); Rio Verde (dia 19 de maio); São Gabriel do Oeste (22 de maio) e, por fim, Campo Grande (1º de junho).

Os concertos contam com o talento do trio de artistas formado por: Bianca Danzi, no canto (soprano), Gabriel Almeida, que executa o som inconfundível do violino e Evandro Dotto que traz a versatilidade e o som encorpado do violão.

“Quando recebi o convite do Evandro para fazer parte do projeto, aceito logo. Acredito que a música é uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento humano e, na maioria das vezes, a música erudita é vista como algo elitista e inacessível. Aqui, o projeto vem mostrar um viés diferente, democratizando o acesso à arte, despertar o interesse dos estudantes e também, contribuir com a formação de um público mais consciente”, afirma o violonista Gabriel Almeida.

O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho artístico que conta com o apoio da UFMS.

Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo Instagram @eviolaodotto.

Serviço:

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades”

Data: quinta-feira (13)

Horário: 21h

Local: CPAQ – Campus Aquidauana da UFMS, Unidade II – Saguão do bloco B

Endereço: Rua Oscar Trindade de Barros – Serraria

Entrada Franca

 

Mais Notícias
Política

Homem vai a júri popular por matar esposa queimada em Rochedo

19 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções