Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação #122AnosCG: Na UFMS, autocine era desculpa para casais namorarem dentro do carro - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

#122AnosCG: Na UFMS, autocine era desculpa para casais namorarem dentro do carro

Ano passado, o local fez o campo-grandense viver momentos de nostalgia com sessões de cinema e agora retoma as atividades na próxima semana

Por Viviane Freitas | 13 agosto, 2021 - 12:06


É certo que para alguns relembrar o passado não é tão conveniente, mas, um povo sem memória é um povo sem futuro não é mesmo? Mais do que se debruçar sobre o passado, trazer ele à tona é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos.  E, é por isso, que a série #122AnosCG mostra quantos lugares inesquecíveis nossa querida Campo Grande já nos proporcionou e ainda irá proporcionar para a nova geração. A lembrança de hoje é de um local que foi muito usado como desculpa para casais namorarem dentro do carro: o Autocine da UFMS, que, inclusive no ano passado fez o campo-grandense viver momentos de nostalgia com sessões de cinema e agora retoma as atividades na próxima semana.

Campo Grande tem muitos locais inesquecíveis e também muitos cinemas que marcaram a população, mas este local que estou falando é um pouco diferente, é o único a céu aberto e com sistema drive in.  O auto cine foi inaugurado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1972 e passou a ser responsabilidade da universidade em 1983, com a verba revertida para a biblioteca.

Para o público ouvir os diálogos dos filmes, logo na portaria o motorista recebia um alto-falante e conectava-o nos ‘chapéus’, uma espécie de poste com fiação para saída de som. Havia um ‘chapéu’ e um amplificador para cada carro, cujos acessórios eram instalados na porta do veículo. Que loucura né? Mas era o point do momento.

Mesmo passando filmes que já tinham saído de cartaz, o público no auto cine era grande. Havia dias em que as filas de carros para entrar se estendia a dezenas de metros.

Eu frequentei bastante o Autocine. Eu e meus amigos sempre assistíamos filmes ali. Na época, início da década de 80, eu era estudante e cursava dois cursos, o de arquitetura na Uniderp e o de educação artística na UFMS”, relembra, Neila Janes Viana Vieira, 56 anos.

Neila frisa que o espaço era destinado aos melhores filmes da época. “Frequentei uns cinco anos, alguns dos meus amigos também eram estudantes, outros só frequentadores”, conclui.

Uma curiosidade que talvez, se você é geração z não saiba, ele funcionou por 17 anos e depois de 30 anos voltou a funcionar ano passado, em junho de  2020 com a exibição do longa “eu e meu guarda-chuva” e foi uma boa sugestão para sair de casa em meio a pandemia para assistir um filme e continuar seguro.

E agora será retomado na próxima semana pelo Seminário Municipal de Patrimônio Cultural, que faz parte da programação do aniversário de Campo Grande exibindo curta-metragem e longas com entrada gratuita, marcando uma retomada de programações culturais pela cidade.

A programação do seminário será de 16 a 22 de agosto e exibição dos filmes será nos dias 21, às 19 horas e dia 22 de agosto, às 18h.

Será que você chegou a assistir algum filme no auto cine? Na época do auge ou no ano passado?

Se sim, comenta aqui pra gente a sua experiência.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções