Por Viviane Freitas | 18 outubro, 2021 - 10:53
Uma onça-pintada, ameaçada de extinção, apareceu no Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral. A espécie não era vista desde 2017 e foi registrada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) por meio das câmeras de monitoramento do parque. As imagens só foram divulgadas agora, mas ela apareceu no fim de setembro.
Mas os frequentadores do parque não precisam se preocupar. O maior felino da América Latina foi visto em uma área restrita da unidade de conservação, que fica bem distante da percorrida pelos visitantes, nas proximidades das piscinas da Água Mineral.
Os pesquisadores acreditam que, apesar do registro, não é possível afirmar se o animal vive na região. Eles disseram que a imagem foi capturada em um período de queimadas e a onça-pintada poderia estar apenas de passagem no local, possivelmente em busca de comida.
As câmeras
O registro foi possível graças a uma pesquisa da doutoranda em ecologia pela Universidade de Brasília Priscilla Petrazzini. Inicialmente, ela instalou 30 câmeras de sensor ao longo do parque para investigar a distribuição de tamanduás na região. No entanto, outros animais, como lobos-guará e pumas, já foram vistos na Água Mineral.
Leia também:
– Mutirão salva 70 jacarés que disputavam poça no Pantanal
– Ao menos 32 jacarés foram encontrados mortos e sem rabos no Pantanal
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções