Por Redação | 9 agosto, 2021 - 15:40
A raiva é uma doença cujo nome é bastante conhecido entre as pessoas, mas a popularização deve acontecer também na prevenção da doença, até porque ela é fatal em praticamente 100% dos casos. A vacinação é a única forma de se evitar a patologia.
A professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera Dourados, Creilda Santos Alves, explica que a raiva é uma infecção viral que age no sistema nervoso central do animal. “É uma doença muito perigosa, que deve receber a devida atenção, pois evolui rapidamente. Um dos danos causados pela infecção é a encefalite, que é uma inflamação no cérebro. Há baixa chance de sobrevivência”, diz. A professora acrescenta que muitas pessoas sabem da existência da doença, mas ainda é preciso que o cuidado seja tomado por meio da imunização. “É por meio da vacina que se previne a ocorrência da raiva”, continua.
Manter o pet protegido impede que a doença se espalhe não só entre outros animais, mas também entre os seres humanos, que podem contrair o vírus. Creilda pontua ainda que, para cães, a dose deve ser aplicada nos primeiros seis meses de vida, com reforço a cada ano. Já em gatos administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla ou octupla (V5 ou V8), que previne a leucemia, e o reforço também deve ser anual.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções