Por Viviane Freitas | 31 janeiro, 2022 - 11:25
A história de sucesso da confeiteira Fernanda Ramos, não é para qualquer um. Em apenas um ano ela deixou Laguna – SC, para se reinventar na cidade natal de seu marido – nossa amada e querida Campo Grande. Abraçada pelos campo-grandenses, ela viu sua vida ser transformada e passou de desempregada para confeiteira de sucesso e criadora da tendência Bentô Brownie no Brasil.
O que era para ser um trabalho temporário acabou se tornando um negócio próspero e bastante lucrativo, com brownies decorados com frases de memes engraçados e fofos. E foi no auge da pandemia, na Capital de Mato Grosso do Sul, que o casal, Fernanda Ramos de 26 anos e o marido, José Antônio Silva, 32, se depararam com o sucesso de vendas.
Hoje, de forma orgânica a conta do Instagram tem mais de 25 mil seguidores de forma orgânica e Reels com mais de 4 milhões de visualizações, além da página no TikTok com mais de 1 milhão de curtidas. “Até agora eu ainda não acredito”, diz a confeiteira.
“A decisão de morar em Campo Grande foi conjunta com meu marido, que é daqui, mas morava há um ano comigo em Laguna, Santa Catarina.. Mudamos para cá pois havíamos sido demitidos ao mesmo tempo, e isso nos permitiu decidir onde passar a pandemia, que ainda estava no começo”, explica a confeiteira.
A jovem que já trabalhou em diversas profissões antes de se encontrar na confeitaria, chegou a ser agente de viagens por quatro anos, na cidade em que nasceu. “ Como sempre morei em cidade pequena, foi um pouco assustador ter uma rotina fora de casa em Campo Grande, além de estar decidida em empreender, então queria fazer algo de casa mesmo”, conta.
A princípio a ideia seria abrir uma agência de viagens online, imaginando que a pandemia sumiria em questão de meses, mas não foi assim que aconteceu e os planos foram reinventados. “Eu nunca tinha feito nenhum tipo de doce, no máximo um bolo solado e um brigadeiro (aqueles duros que nem pedra) ”, ri a confeiteira e empreendedora.
Ela explica que anúncios patrocinados de confeitaria começaram a aparecer em sua conta particular e foi isso que a levou a pesquisar sobre o conteúdo até que seus olhos brilharam pela profissão. “Comecei uns testes, mesmo sem muito conhecimento e em poucos dias montei um ateliê em uma edícula da minha casa. Comecei com uns doces de pote, mas me apaixonei mesmo foi por brownie e cheesecake, que hoje são minhas especialidades”, disse.
Desenvolvendo receitas que fidelizam clientes desde o início, a confeitaria surgiu do nada em uma fase em que estava buscando algo que gostasse para empreender. “Não era algo que já tinha passado pela minha cabeça e foi tão rápido que completamos um ano de Lille em novembro do ano passado”, comenta.
Os brownies já ganhavam visibilidade mesmo antes dos personalizados, pois têm um formato e sabores bem diferenciados. “Já estávamos com uma demanda muito boa de delivery antes de começar a fazer as frases engraçadas”, conta.
A ideia do bentô veio através de uma escola online que a confeiteira cursou e se apaixonou. Bentô é basicamente um mini bolo em uma lancheira, uma porção individual. “Apesar de gostar, não trabalhamos com bolos no momento, mas eu sentia que precisava de algo mais artístico mesmo para oferecer aos clientes. Então transferi a proposta, de bentô cake para bentô brownie. A princípio não imaginei que seria bem aceito, já que o normal seria com bolo, mas logo de cara já surgiram muitas encomendas e hoje nossa agenda está sempre lotada”, comentou.
Fernanda conta que o primeiro brownie com “Rep bardei tiu iu”, fazendo referência a música “Parabéns” em inglês é sucesso e bastou ser publicado o primeiro para um pedido surgir atrás do outro. “A galera tem comprado para saborear e presentear uma pessoa querida. Todo mundo fica encantado. As pessoas acharam divertidas”, comenta.
Você pode escrever o que quiser e o desenho é reproduzido à mão pela confeiteira. Atualmente o bonequinho chamado Flork tem sido sucesso. “Os primeiros eram bem mais ou menos. Inclusive, no caderno minha letra e desenhos são feios, confeitando consigo desenvolver melhor”, conta.
“Se alguém perguntar para nós qual a fórmula do sucesso repentino, não sabemos explicar, foi algo bem despretensioso mesmo, mas que se tornou muito importante para gente, manter a constância e alimentar sempre as redes”, explica.
A princípio a confeiteira não tem pretensão de ter novos pontos de vendas, mas o grande projeto para 2022 é o curso online de brownie e bentos. “Queremos transformar outras vidas, assim como a nossa está sendo transformada”, finaliza.
Quem quiser fazer encomendas, basta falar com a Lille Confeita pelo Instagram @lilleconfeita.
27 novembro, 2024
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