Por Redação | 17 janeiro, 2023 - 13:40
Ele é cheio de individualidades e ainda é caracterizado como “enigmático”. Com uma dieta bem seletiva e de presença muito mais frequente dentro das tocas embaixo da terra. Estas são algumas das características do tatu-de-rabo-mole grande, espécie com incidência confirmada no Pantanal de Mato Grosso do Sul após pesquisa de cientistas do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS).
Ao todo, os pesquisadores analisaram um banco de informações coletados nos últimos dez anos. Entre os dados, os biólogos do ICAS se debruçaram em imagens coletadas por armadilhas fotográficas, carcaças de animais mortos e informações coletadas em campo.
Os biólogos Matheus Ian de Oliveira, Gabriel Fávero Massocato e Arnaud Desbiez juntaram os dados das pesquisas e apresentaram uma novidade: a constatação da presença do tatu-de-rabo-mole grande em área de transição entre o Cerrado e o Pantanal de Mato Grosso do Sul.
“Era um animal que tinha apenas dois registros aqui no estado, agora apresentamos um trabalho com 12 novas incidências. É incrível mostrar estes novos dados e é mais surpreendente revelar que tem o animal no Pantanal. Antes era achismo, mas ninguém nunca apresentou uma imagem. O que alguns julgavam e não tinham confirmado, nós confirmamos. Provamos com as imagens e que a espécie ocorre no Pantanal”, detalha Massocato.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções