Por Redação | 20 fevereiro, 2021 - 11:51
1. Che Guevara refugiou-se em Corumbá.
2. O ex-presidente Getúlio Vargas serviu ao exército na cidade até a patente de cabo em 1903.
3. O ex-presidente Jânio Quadros ficou detido em Corumbá por 120 dias em 1968.
4. Antes de Campo Grande ser o centro econômico do antigo Mato Grosso (antes da criação de MS), o eixo econômico da região era Corumbá. Esse período se iniciou em 1873, no pós-guerra do Paraguai (ou da Tríplice Aliança) e durou até os anos 1930.
5. No início do século XX a cidade tinha mais estrangeiros do que brasileiros.
6. O antropólogo, etnógrafo e pensador belga Claude Levi-Strauss passou alguns dias em Corumbá, tendo registrado em seu livro Tristes Trópicos uma breve impressão sobre a cidade na década de 1960.
7. O acordionista ítalo-brasileiro Mário Zan (Mario Giovanni Zandomeneghi) passou uma temporada em Corumbá, na década de 1940, ocasião em que compôs uma de suas mais célebres composições – Chalana. Poucos meses antes de sua morte, foi homenageado na segunda edição do Festival América do Sul pelo conjunto de sua obra magistral, quando confirmou as circunstâncias em que compusera a emblemática canção, tendo como cenário o majestoso Rio Paraguai.
8. Ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt Jr. (primo do também ex-presidente Franklin Delanno Roosevelt) esteve em Corumbá na década de 1910, quando participou de uma expedição pelo continente americano, tendo sido fotografado na atual Praça Independência e deixado suas impressões no então Colégio Salesiano de Santa Teresa.
9. O município de Corumbá é o maior município estadual, ocupando quase 20% de todo território de Mato Grosso do Sul.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções