Por Viviane Freitas | 7 julho, 2022 - 14:18
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta quinta-feira (7). Feito com base nas sementes torradas, moídas e processadas do cacau, fruta originária da América do Sul, o chocolate agrada a pessoas de todas as idades. Alguns deles são mais saudáveis do que outros, como explica a nutricionista Carol Uchôa.
“Muita gente acha que não deve comer, mas não é bem assim. Quando a gente fala de um chocolate mais amargo, com mais de 70% de cacau, ele tem, sim, os seus benefícios. Por exemplo, ele ajuda a prevenir doenças do coração”, disse a nutricionista.
Ainda segundo Carol Uchôa, as opções de chocolates mais amargos são mais ideais por serem ricos em flavonoides, ou seja, um composto bioativo com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que também pode ser encontrado em frutas, vegetais e no vinho tinto.
A nutricionista alertou para o cuidado com o consumo dos vários tipos de chocolate. O branco e ao leite, por exemplo, não trazem tantos benefícios porque não possuem somente a massa do cacau. “Eles são mais ricos em açúcar. Mas, de forma moderada, a gente pode estar, sim, fazendo o consumo”, afirmou.
Uma estratégia para saber qual tipo de chocolate é o menos prejudicial à saúde é olhar a lista de ingredientes descritos na embalagem. “Devemos priorizar aqueles em que a massa de cacau vem em primeiro, porque ele está em maior quantidade, e por último o açúcar. Em um final de semana, a gente pode estar introduzindo chocolates mais doces, mas durante a rotina, um quadradinho, um pedaço pequeno seria o ideal”, disse a nutricionista
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções