Por Redação | 10 janeiro, 2022 - 8:29
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), divulgou ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2021. Também registrou 21.750 atendimentos ao público, aumento de 15% comparado ao ano anterior.
O superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, destaca que o órgão cumpre a sua função de proteger as relações de consumo. “Esta é uma das razões para o Procon Estadual estar sempre atento às demandas do consumidor. Existem empresas que se dão ao direito de prestar serviços sem qualidade, entendendo que estarão imunes aos rigores da Lei”, disse.
Conforme a lista, as duas primeiras prestadoras de serviço com mais reclamações são concessionárias de serviço público. A primeira é a Energisa distribuidora de energia com 1.734 reclamações, aumento de 50% em consideração ao ano passado. Em segunda, aparece a Águas Guariroba com 1.333 reclamações, aumento de 15%.
A lista segue com CLARO S/A (963), 14 Brasil Telecom Celular S/A (899), Telefonica do Brasil S.A, responsável pela Vivo e GVT, (803). As instituições bancárias aparecem em seguida. Banco Bradesco (624), Banco BMG (491), Caixa Econômica Federal (491) e Banco Santander (402).
A Energisa nos enviou uma nota oficial com o seu posicionamento sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:
Nota | Energisa
A Energisa é uma empresa que busca soluções para os problemas de seus clientes, tendo como maior valor a satisfação de cada um deles. Isso se comprova com as ações da concessionária como implantação do posto de atendimento da Energisa dentro do PROCON Estadual para esclarecimento de dúvidas, realização de parcelamentos e/ ou conciliação; bem como a constante participação da Energisa nos encontros promovidos pelo órgão, a fim de levar treinamento sobre matérias do setor elétrico a todos os conciliadores.
No último encontro, a concessionária levou assuntos de extrema relevância como tarifa social, aspectos regulatórios e bandeiras tarifárias.
A Energisa Mato Grosso do Sul discorda do ranking publicado pelo Procon no estado, uma vez que este não pondera o número de clientes de cada empresa, o que desequilibra o conceito de prestação de serviço com qualidade, já que a Energisa possui mais de 1 milhão e 38 mil clientes. Sendo assim, as 1.734 reclamações recebidas pelo órgão durante todo ano de 2021 representam apenas 0,001% dos clientes atendidos pela concessionária.
Ressaltamos ainda, que o número inculto não considera que 95% das reclamações são improcedentes, na maioria das vezes acompanhadas de solicitações comerciais como parcelamento de débitos, ou seja, não há configuração de falha na prestação do serviço executado pela concessionária.
A Energisa Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso de continuar aprimorando o serviço de distribuição de energia elétrica em busca da excelência, proporcionando segurança e conforto aos seus clientes.
Para contato com a distribuidora estão disponíveis as Agências de Atendimento presencial e os canais 24 horas: aplicativo de celular Energisa On, site (www.energisa.com.br), call center 0800 722 7272, aplicativo Energisa On – que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos. E há ainda a Gisa, atendimento via WhatsApp (67) 99980-0698.
23 novembro, 2024
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