Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Estudante de MS faz descoberta científica e é reconhecido nacionalmente - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Estudante de MS faz descoberta científica e é reconhecido nacionalmente

Processo criado por ele elimina o risco de Doença de Chagas

Por João Paulo Ferreira | 23 setembro, 2019 - 11:47

Filho de vendedor de caldo de cana, João Andrade, de 19 anos, sempre achou um desperdício ver o pai jogar fora todo fim do dia o resto do caldo de cana feito. O caldo de cana tem microrganismos que fermentam rapidamente e estragam a bebida, podendo causar náuseas e diarreia.

Nascido em Nova Alvorada do Sul, ele se mudou para Coxim aos 15 anos para trabalhar e cursar o ensino médio. Na escola, recebeu um desafio de um professor: Resolver um problema que eles vivenciassem usando a ciência. Logo João pensou em resolver o problema do pai e conservar o caldo de cana por mais de um dia.

Com sua parceira de estudos Maria Eduarda Pereira, após 6 meses de estudos, eles decidiram o método a ser utilizado: Pasteurização, que consiste em submeter o produto a alta temperatura e logo após resfria-lo, assim como é feito com o leite e sucos em geral.

Após 2 anos de estudos e inúmeros testes, eles chegaram a receita final. Aquecer o caldo de cana a 90°C por 5 minutos e imediatamente resfriar a 7°C com banho de gelo. O processo conserva o caldo de cana refrigerado por até 20 dias.

Ao expor o projeto em uma feira estudantil em Belo Horizonte, ele atraiu a atenção de pesquisadores do Instituto Fiocruz, que observaram que o processo que João criou elimina o causador da Doença de Chagas, doença que matam cerda de 4600 pessoas por ano.

Ele embarcou para os Emirados Árabes para apresentar o estudo em uma feira que conta com estudantes de mais de 50 países.

Mais Notícias
Política

Google proíbe anúncios políticos nas eleições municipais deste ano

25 abril, 2024

Segurança

K9 Meg, cachorra da PRF-MS, morre após anos de serviço no combate ao tráfico de drogas

25 abril, 2024

Capital

Prefeitura de Campo Grande amplia iluminação pública para melhorar qualidade de vida nos bairros

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções