Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Estudo encontra presença de dinossauros em Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Estudo encontra presença de dinossauros em Mato Grosso do Sul

A pesquisa científica descobriu a presença de pegadas fósseis de dinossauros na região de Nioaque

Por Viviane Freitas | 14 maio, 2021 - 11:31

Foto: Rafael Costa da Silva/Agência Brasil

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do  Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), confirmou a presença de pegadas fósseis de dinossauros na região de Nioaque, em Mato Grosso do Sul.

Conforme a pesquisadora, Maria Izabel,  no começo dos anos de 1990 um arqueólogo de Mato Grosso do Sul encontrou uma pegada de dinossauro nas margens do Rio Nioaque. A pesquisadora disse, no entanto, que ela ficou muito tempo sem pesquisas, e que em 2017, a equipe do Museu Nacional e do CPRM foi ao local e encontrou várias outras pegadas.

“A gente percebeu então que tinha um erro no mapa geológico. Vendo essas pegadas novas, a gente concluiu que elas estão, na verdade, em rochas mais recentes no tempo geológico e que ali era um deserto que tinha um rio à sua volta. Essas pegadas ficaram marcadas nesse rio em volta do deserto e não em um ambiente glacial como foi inicialmente interpretado”, finaliza.

Maria Izabel estimou que as rochas tinham entre 100 milhões e 65 milhões de anos, mas admitiu que pode-se considerar também o início do período jurássico, há 140 milhões de anos.

Mais Notícias
Capital

Obra de saneamento transforma vida de famílias na Comunidade Homex com acesso a água tratada e esgoto

28 março, 2024

Polícia

Jovem foge com namorada de 13 anos após brigar com a mãe em Campo Grande

28 março, 2024

Política

PP filia mais dois vereadores em Campo Grande

28 março, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções